Alimentação

10 substitutos surpreendentes para a carne

Atualizado em 16 de abril de 2019
10 substitutos surpreendentes para a carne

Se você não quer comer carne, não precisa usar só o ovo para substituí-la, conheça outros alimentos

Se você quer adotar o vegetarianismo como estilo de vida, mas tem medo da desnutrição, conheça alguns vegetais que podem ajudar a substituir as proteínas da carne.

Quase tudo o que você costuma comer pode ser feito com ingredientes à base de vegetais – até mesmo pratos como hambúrgueres, almôndegas e strogonoff. Basta usar um pouco de imaginação, criatividade, e algumas dicas para criar deliciosas versões veganas dessas receitas.

Conheça alguns desses ingredientes:

  1. Tofu, tempeh, carne de glúten e proteína vegetal texturizada
    A carne em qualquer receita pode ser substituída por uma dessas opções vegetarianas. O tofu faz uma perfeita substituição para o frango. Você pode fazer crocantes Nuggets, usar com molho de limão ou seus pedaços em comida chinesa como Kung Pao.Já o tempeh, um tipo de carne de soja da Indonésia, é maravilhosa para pratos com peixe. Experimente em bolinhos de “caranguejo” ou filés empanados que seriam de peixe.

    A proteína vegetal texturizada vem em todas as formas e tamanhos e pode substituir qualquer carne, incluindo carne moída. O seitan pode ser aromatizado a gosto exatamente como carne bovina ou carne de porco.

  2. Cogumelos
    Seu sabor é rico, terroso e sua textura perfeita para substituir a carne em alguns pratos, especialmente os tipos portobello e sua miniatura, o crimini. Seu strogonoff pode ser feito com variedades de cogumelos, por exemplo.
  3. Jaca
    Sabe aquela coxinha de jaca que você ouviu falar e torceu o nariz? É deliciosa, porque a jaca é perfeita para substituir carnes e é excelente em sanduíches de churrasco ou qualquer prato que usa carne, frango ou carne de porco, especialmente moída.
  4. Berinjela
    Quando alguém vai fazer um prato vegetariano, berinjela é provavelmente o primeiro vegetal que vem à mente, mas você pode fazer muito mais com ele do que apenas fazer parmegiana. A berinjela tem um sabor rico e carnoso e é muito versátil. Você pode fazer nestes hambúrgueres de berinjela e até almôndegas.
  5. Lentilhas
    Lentilhas sempre foram um substituto infalível para a carne desde o início do veganismo. Lentilhas são fartas e podem substituir carne moída facilmente. Lentilhas vêm em uma variedade de cores, como verde, vermelho, marrom e preto. Cozinham rapidamente, são baratas e uma quantidade pequena rende muito. São excelentes para virar bolinhos e hambúrgueres.
  6. Feijão e leguminosas
    Feijão e leguminosas são outros substitutos promissores. Feijão preto, favas, jalo e grão de bico são alguns desses representantes. Feijões fazem sopas saudáveis, guisados e chilis.
  7. Couve-flor
    Parece improvável, mas não é. A couve-flor pode substituir o frango em pratos asiáticos. Você também pode fatiar e juntas a couve-flor em bifes e fazer um picadinho com ela, bem temperado e saudável.
  8. Batatas
    Batatas não são apenas para acompanhamentos. Eles podem ser o ingrediente principal em muitos pratos. Adicione batatas a seus hamburgueres como num hamburguer de Moussaka.
  9. Beterraba
    Beterrabas são terrosas e funcionam bem em pratos salgados especialmente quando assadas. Surpreenda seus convidados com um belo prato de carpaccio de beterraba.
  10. Nozes e castanhas
    As nozes e castanhas são adicionadas frequentemente aos hambúrgueres vegan, mas também vão bem em bolinhos.

Leia Também

Vegetarianismo pode colocar a saúde mental em risco

Vegetarianismo pode colocar a saúde mental em risco

3 coisas que você precisa saber antes de virar vegetariana

3 coisas que você precisa saber antes de virar vegetariana

4 benefícios do veganismo para perder peso

4 benefícios do veganismo para perder peso

Dieta vegetariana: como adotar esse estilo de vida?

Dieta vegetariana: como adotar esse estilo de vida?

5 mitos derrubados e esclarecidos sobre a dieta vegana

5 mitos derrubados e esclarecidos sobre a dieta vegana

Curta nossa página

Siga no Pinterest