Saúde

5 vitaminas e minerais que você não precisa tomar

Atualizado em 27 de junho de 2019
5 vitaminas e minerais que você não precisa tomar

Suplementos alimentares e vitaminas podem não ser tão necessários quanto você pensa

Sempre existe alguém para recomendar que você toma uma vitamina: seu médico recomenda o cálcio para seus ossos, sua mãe diz que você precisa de ferro. Se sua cabeça está confusa sobre isso, saiba: você pode abrir mão de qualquer uma das vitaminas seguintes, diz Lorraine Maita, médica e diplomata da Academia Americana de Antienvelhecimento e Medicina Regenerativa.

Maita e outros especialistas falam sobre as 5 vitaminas e minerais que simplesmente não precisam ser tomados em forma de suplemento e por que alguns deles podem até ser prejudiciais.

1. CÁLCIO

Há anos as mulheres ouvem que suplementos de cálcio são cruciais para ossos saudáveis e fortes. Essa mensagem é falha, diz Maita. “A pesquisa mais recente indica que os suplementos de cálcio podem realmente não entrar no osso como desejado, e em vez disso podem calcificar artérias e tecidos moles, aumentando o risco de doença cardíaca”, diz ela.
Além disso, suplementos de cálcio podem perpetuar cálculos renais naqueles que são suscetíveis, diz Andrea Cox, RD, nutricionista em Portland. Você pode obter todo o cálcio que seu corpo precisa através de alimentos como vegetais de folhas verdes, salmão, sardinha, feijão branco, amêndoa e brócolis, diz Maita.

2. VITAMINA E

Antes era considerada essencial para reduzir o risco de doença cardiovascular, Alzheimer, catarata e câncer, mas a verdade é que a vitamina E pode aumentar alguns riscos de câncer. Um estudo encontrou um risco aumentado de câncer em homens tomando 400 UI diariamente (a ingestão recomendada é de 22 UI).

Outro estudo apontou que o risco global de morte é maior em homens e mulheres que complementam sua alimentação com altas doses de vitamina E. Se você está preocupado com sua dose diária de vitamina E, Cox diz que você está OK: “A quantidade de vitamina E na maioria das multivitaminas não é suficiente para causar esse efeito”.

3. IODO

O iodo só deve ser tomado sob a supervisão de um médico. O mineral é mais frequentemente associado com a glândula tireóide, como é um componente-chave dos hormônios produzidos lá, diz Maita. “Muito pouco ou muito iodo pode causar uma inatividade na tireóide, conhecido como hipotireoidismo”, diz Maita. Pergunte ao seu médico para medir os níveis de iodo na urina, diz Maitra, para determinar se seus níveis são baixos antes de tomar um suplemento.

4. FERRO

Este mineral ajuda a formar hemoglobina, um componente do seu sangue que provê o oxigênio dos pulmões em todo o corpo. O ferro também é necessário para o funcionamento celular normal e a síntese de alguns hormônios. No entanto, você deve tomá-lo como um suplemento apenas quando você tem confirmação laboratorial de deficiência.

Isso porque a sobrecarga do ferro devido à suplementação excessiva ou à entrada dietética pode danificar o fígado e possivelmente outros órgãos, tais como o pâncreas e o coração.

5. VITAMINA B6

As oito vitaminas B, conhecidas como “complexo B”, são cruciais para uma boa saúde, ajudando nossos corpos a converter nossos alimentos em combustível e promovendo pele saudável, memória, fertilidade e muito mais. Mas, desde que vitaminas do complexo B estão presentes em muitos alimentos, especialmente aqueles que fazem parte de uma dieta saudável, como frutas, legumes, grãos integrais, aves e peixes, a maioria de nós já consegue o suficiente. E pesquisas mostram que tomar B6 durante um longo período de tempo pode realmente causar sérios problemas. “Mesmo que a vitamina B6 seja solúvel em água e segura nos níveis recomendados, muito dela pode ser tóxico”, diz Maita. “Altas doses causam sensações anormais em nervos chamadas neuropatia”.

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