Saúde

Obesidade é doença do corpo ou da mente

Atualizado em 19 de julho de 2017
Obesidade é doença do corpo ou da mente

Entenda os gatilhos da mente e veja dicas para emagrecer de corpo e alma, definitivamente

 

Afinal, problemas com o peso começam com falhas no metabolismo ou com a mente? Para a nutricionista e coach em emagrecimento Gladia Bernardi, a solução é promover uma mudança de mentalidade.

Recentemente, a Anvisa anunciou que vetará a importação de inibidores de apetite para o Brasil, embora tenha sido aprovada uma lei que libera o uso desses medicamentos. A autorização ou não para o consumo desse tipo de remédio para combater a obesidade tem causado controvérsia.

“A obesidade é uma doença mental, e o que precisa ser tratado é a chamada ‘mente gorda’. A grande maioria das pessoas acima do peso (92%) usam a comida para compensar emoções e sentimentos reprimidos”, explica a especialista, que há mais de 16 anos se dedica a combater a obesidade e já formou mais de 1.500 profissionais de saúde.

Segundo a American Psychology Association, a menos que você aja para resolver as emoções por trás do porquê você come demais, você pode enfrentar problemas de longo prazo. Se você tem um índice de massa corporal muito elevado (IMC) – ou seja, seu peso é significativamente maior do que o geralmente considerado saudável para a sua altura, você pode aumentar o risco de muitas condições de saúde graves, incluindo hipertensão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral , diabetes tipo 2, doença da vesícula biliar, fadiga crônica, asma, apneia do sono e algumas formas de câncer.

“Assim como o processo de engordar aconteceu ao longo do tempo, criar hábitos que mudem esse mecanismo e levem ao emagrecimento não é diferente. É fundamental trabalhar a repetição de novos e bons hábitos, que levem à perda de peso sem o uso de remédios, adoção de dietas restritivas ou intervenções cirúrgicas. O grande segredo é transformar a maneira como o indivíduo se relaciona com a comida, seguindo o método chamado de emagrecimento consciente”, explica a nutricionista e coach.

A Associação Americana de Psicologia reitera que a obesidade é frequentemente acompanhada por depressão e os dois podem se desencadear e influenciar-se mutuamente. Embora as mulheres estejam um pouco mais em risco de ter um IMC pouco saudável do que os homens, elas são muito mais vulneráveis ​​ao ciclo obesidade-depressão. Em um estudo, a obesidade nas mulheres foi associada a um aumento de 37% nos índices de depressão. Existe também uma forte relação entre mulheres com alto IMC e pensamentos mais frequentes de suicídio.

A depressão pode causar e resultar do estresse, o que, por sua vez, pode fazer com que você altere seus hábitos alimentares e de atividade. A compulsão alimentar, um comportamento associado à obesidade e outras condições, como a anorexia nervosa, também um sintoma de depressão.

O que fazer?

Veja as dicas da Associação Americana de Psicologia para enfrentar a obesidade e seus gatilhos mentais:

Pense sobre o que você come e por quê: Acompanhe seus hábitos alimentares, anotando tudo o que você come, incluindo horário e quantidade de alimentos. Registre também o que estava passando por sua mente na época. Você estava triste ou chateada com alguma coisa? Ou, você acabou de terminar uma experiência estressante e sentiu a necessidade de “comida de conforto?”

Reduzir as porções ao comer os mesmos alimentos: Além da dieta parecer menos cruel, você logo achará que as porções menores são tão satisfatórias quanto as anteriores. Isso também lhe dará uma base para conter seu apetite ainda mais.

Conte com sua rede familiar: Perder peso é sempre mais fácil quando você tem o apoio de amigos e familiares. Tente convencer toda a família ao comer uma dieta mais saudável. Muitos hospitais e escolas também patrocinam grupos de apoio compostos por pessoas que oferecem incentivo e apoio valiosos. Pesquisas mostram que as pessoas que participam desses grupos perdem mais peso do que quando tentam sozinhas.

Não fique obcecada por dias ruins: Às vezes você não consegue deixar de comer mais. Isso geralmente é um problema para as mulheres que tendem a ser excessivamente duras consigo mesmas por perder a disciplina. Veja quais pensamentos ou sentimentos fizeram com que você comesse mais em um determinado dia e como você pode lidar com eles de maneiras diferentes da compulsão alimentar. Um psicólogo pode ajudá-lo a formular um plano de ação para gerenciar esses sentimentos incômodos.

Lembre-se: tratar a obesidade muitas vezes ajuda a diminuir os sentimentos de depressão, mas a perda de peso nunca é bem-sucedida se você continuar sufocada pelo estresse e outros sentimentos negativos. Talvez você precise trabalhar esses problemas antes de iniciar um programa de perda de peso. 

 

 

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