Saúde

Caminhada: o primeiro passo para uma vida ativa

Atualizado em 3 de outubro de 2019
Caminhada: o primeiro passo para uma vida ativa

100 milhões de brasileiros ainda são sedentários, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE. A obesidade entre os brasileiros também vem aumentando e já pode ser considerada uma epidemia em adultos e crianças.

Contudo, para reverter esse quadro, uma atividade simples pode ser incluída na rotina diária: a caminhada, afinal, é a maneira fácil de sair do sedentarismo, combater a obesidade e pode ser praticada por crianças, jovens e adultos sem restrição.

“Abandonar o sedentarismo não é uma tarefa fácil, primeiramente, é necessário ter uma dose extra de determinação, força de vontade, criar metas, ter foco e realizar, pelo menos, 150 minutos de atividade durante a semana, ou seja, 30 minutos.

Inicie com uma caminhada leve, faça respirações longas, recupere o fôlego e continue a atividade. Vida saudável significa longevidade. Os resultados são infinitos e valem para a vida toda. Nunca é tarde para começar”, alerta Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, é fundamental gastar em média 300 calorias por dia para sair do sedentarismo. Assim, pequenas atitudes diárias também contribuem para mudar hábitos: deixar o elevador e a escada rolante e optar por subir e descer escadas físicas ou mesmo saltar do ônibus um ponto antes do habitual, aumentando assim o tempo de caminhada. Essas atitudes diminuem em aproximadamente 30% as chances de doenças cardiovasculares.

O fisiologista Jakson Couto, coordenador técnico da Bodytech Indianópolis, lista sete benefícios e mudanças que acontecem no corpo durante a caminhada.

Melhora a circulação

O retorno venoso é aprimorado com a ajuda da bomba muscular – coração, ajustando a circulação arterial,assim como a função respiratória (ventilação nos pulmões);

Combate a osteoporose

Vários estudos comprovam que os pequenos impactos no momento da caminhada são benéficos para os ossos;

Dose extra de ânimo

Durante a atividade, o corpo libera endorfina – hormônio responsável pela sensação de prazer e bem estar;

Diminui a sonolência e melhora a insônia

O cansaço causado pela caminhada ajuda o corpo a relaxar e portanto adormecer mais rápido;

Previne doenças cardíacas

Ao controlar a pressão arterial é possível prevenir a grande maioria das doenças do coração, afinal, o corpo e o coração ficam com as funções vitais mais equilibradas;

Melhora a diabetes

O exercício aumenta a circulação e o fígado e o pâncreas recebem mais sangue. Em uma caminhada forte o corpo produz mais insulina. Este benefício vale também para pessoas que possuem alguma disfunção no fígado ou pâncreas;

Relaxamento muscular

Ao praticar qualquer tipo de atividade física diversos hormônios são liberados pelo corpo. Um deles é a serotonina, responsável pela sensação de prazer pós-exercício e ajuda a relaxar a musculatura do corpo.

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