Saúde

Os melhores alimentos para ter pique no trabalho

16 de agosto de 2017
Os melhores alimentos para ter pique no trabalho

Nutricionista fala sobre nutrientes que colaboram para aumentar a concentração e o raciocínio

 

Cansaço, fadiga e estresse fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, principalmente daquelas que vivem em grandes centros. Isso tudo pode interferir no desempenho que os profissionais terão ao realizarem suas atividades. Segundo Rita Scarpato, da Splendido Alimentação, uma dieta saudável e equilibrada oferece nutrientes importantes para o funcionamento cerebral, mas também para o sistema imunológico, para o sistema musculoesquelético e para o organismo como um todo.

Confira a seguir alguns exemplos de alimentos que podem te ajudar a ter melhor desempenho no trabalho, segundo a especialista:

Gorduras boas: alimentos como a linhaça, peixes, azeite extra virgem e frutos do mar são ricos em ômega 3, um ácido graxo que é considerado uma gordura de boa qualidade que compõe a bainha de mielina, uma membrana que reveste os neurônios e que é fundamental para o seu funcionamento.

Colina: Ovo, brócolis e couve flor são ricos em colina, um nutriente essencial para a acetilcolina, neurotransmissor importante para o funcionamento cerebral.Além disso, o ovo – bem como carnes e laticínios, devem ser incluídos na dieta pois ajudam a musculatura a se manter forte e menos suscetível a lesões.

Zinco e Selênio: alimentos como nozes e castanhas, além de possuírem ômega 3 em sua composição, também contêm zinco e selênio. Todos estes são nutrientes importantes para o melhor funcionamento cerebral, diz a especialista.

Vitamina B9: Couve, rúcula, agrião, brócolis (assim como outras folhas e vegetais de cor verde- escura), feijão, lentilha, ervilha, abacate e fígado bovino contêm ácido fólico (vitamina B9),, nutriente importante para o desempenho cognitivo. Os alimentos de cor verde escura e os laticínios também são ricos em cálcio, nutriente fundamental para a saúde óssea e para a contração muscular. Em quantidades adequadas na dieta, o cálcio também protege o sistema osteomuscular de lesões.

Vitaminas: Em peixes e óleos vegetais como o azeite é possível encontrar a Vitamina E; já a vitamina C pode ser obtida através do consumo de frutas cítricas; e a vitamina A pode ser adquirida em leite, carnes, ovos e alimentos de cor alaranjadas. As vitaminas são importantes porque possuem ação antioxidante para o sistema imunológico, para a prevenção de envelhecimento celular precoce e têm ação anticancerígena.

 

 

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