Comer frutas à vontade é saudável?

Algumas dietas restringem o consumo de frutas, mas isso é realmente necessário?

 

O hábito de comer frutas é super saudável, mas elas são carregadas de açúcar. E é natural se perguntar como o açúcar, que não é exatamente ótimo para a saúde, está te afetando através do consumo de frutas. Algumas dietas restringem a ingestão de frutas ou proíbem completamente – mas você deve limitar a quantidade que você come?

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, geralmente é sugerido que a maioria das mulheres adultas coma uma e meia a duas xícaras de fruta por dia – cerca de 14 xícaras por semana.

O açúcar na fruta é definitivamente algo para se ter em mente, diz Julie Upton, R.D., cofundadora do site de nutrição Appetite for Health. Por exemplo, uma maçã contém 19 gramas de açúcar, o que é bastante benéfico. No entanto, ela ressalta, a fibra que você obtém de frutas diminui a digestão e a absorção do açúcar. Ou seja, você não tem o mesmo pico e queda de açúcar no sangue como se comesse um pedaço de doce.

Além disso, diz Upton, o tipo de açúcar que é verdadeiramente problemático é o açúcar adicionado (ou seja, açúcares artificialmente adicionados aos alimentos), não açúcar natural. Este último é encontrado em produtos hortícolas, frutas e lácteos.

A frutose pode causar o aumento no inchaço e gases

O excesso de açúcar em uma fruta pode causar inchaço e gases em algumas pessoas graças à frutose, diz Sonya Angelone, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Basicamente, se o seu corpo não consegue digerir a frutose e outros carboidratos de cadeia curta,  comer demais pode levar a inchaço e cólicas.

Mas há uma coisa que você realmente não deveria se preocupar: ganhar peso com a fruta. Mesmo que você coma demais e que isso adicione calorias extras à sua dieta geral, é improvável que ele tenha um grande impacto na sua cintura. “Nunca conheci um cliente em mais de 15 anos de aconselhamento que ganhou peso comendo muita fruta”, diz Upton.

E, claro, não vamos esquecer que a fruta também é um alimento saudável e com muitos benefícios. “Como parte de uma dieta saudável, os nutrientes nas frutas e vegetais mostraram diminuir o risco de certas doenças, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer”, diz Angelone.

Ela aponta que a maioria das pessoas não come frutas suficientes, então comer “demais” provavelmente não é algo sobre o qual você deveria se preocupar. Sua melhor aposta é manter os dois copos recomendados por dia. Mas, se você costuma comer muita fruta (mais de duas xícaras por dia), ela recomenda optar por aquelas que são mais baixas em frutose, como frutas vermelhas, abacaxis e laranjas.