Saúde

10 coisas que você deve saber sobre a psoríase

Atualizado em 13 de setembro de 2017
10 coisas que você deve saber sobre a psoríase

Da maquiagem certa ao risco de tatuagens, saiba como viver melhor com psoríase

 

A psoríase é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico identifica erroneamente a pele como um inimigo e a ataca. Para compensar, as células da pele crescem a um ritmo acelerado, acumulando-se na superfície do corpo em manchas secas e com coceira na pele que podem ser vermelhas, brancas ou prateadas e cobertas de escamas.

Embora existam cinco formas diferentes da doença, a psoríase em placas – que é caracterizada por lesões secas e levantadas, representa 80% a 90% de todos os casos. Conheça 10 fatos que você precisa saber sobre viver com psoríase:

  1. O exercício pode ajudar sua psoríase

O exercício físico é benéfico para a psoríase porque alivia o estresse e reduz os riscos de doenças cardiovasculares e obesidade, que estão ligados à psoríase. Se você se exercita ao ar livre, sua pele também pode se beneficiar da exposição à luz ultravioleta.  Um estudo de 2012 descobriu que quem pratica exercícios tem  de 25% a 30% menos chance de desenvolver psoríase.

  1. Tome banhos de sol

A exposição ao sol geralmente é benéfica para a psoríase porque a luz ultravioleta estimula a produção de vitamina D na pele. No entanto, precisamos equilibrar os riscos com o benefício. Evite queimaduras solares que possam aumentar o risco de câncer de pele e acelerar os sinais de envelhecimento. Use protetor solar diariamente, chapéu e óculos de sol se você planeja passar mais tempo ao sol.

  1. Você não pode prevenir que seus filhos tenham psoríase

Os cientistas encontraram cerca de 25 variantes genéticas que tornam as pessoas mais propensas a desenvolver doenças psoriáticas como psoríase e artrite psoriática, de acordo com a Fundação Americana de Psoríase. Infelizmente, não há como impedir que seu filho herde genes associados à psoríase, mas pode garantir que as crianças mantenham um peso saudável e evitem produtos agressivos, como alguns tipos de sabonetes.

  1. A psoríase não é contagiosa

Não há motivos para manter a distância de alguém com psoríase. Embora a condição da pele seja em parte hereditária, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa por contato físico.

  1. O clima quente pode aliviar os sintomas da psoríase

O clima frio e seco parece tornar a psoríase pior para muitos pacientes. Em contraste, o sol ou outras formas de exposição à luz ultravioleta podem ajudar a condição da pele. Lesões padrão como arranhões, queimaduras e queimaduras solares também podem piorar os sintomas da psoríase, por isso é importante cuidar da pele. Esteja ciente de que certos medicamentos, como o lítio para doenças mentais, podem piorar a psoríase, assim como infecções respiratórias.

  1. A psoríase pode atacar qualquer um a qualquer momento

A psoríase afeta homens e mulheres igualmente e muitas vezes começa no final da adolescência ou na faixa dos 20 anos. Mas é possível que a condição da pele comece mais tarde na vida também. Um segundo período de pico de início da psoríase ocorre entre as idades de 50 e 60 anos.

  1. Evitar tatuagens pode ser melhor

Pacientes com psoríase podem se tatuar, mas a psoríase pode se desenvolver na tatuagem. Se uma pessoa tem psoríase, as lesões podem se desenvolver quando a pele está ferida. Portanto, a agulha de uma tatuagem pode causar a ocorrência de psoríase. Tenha em mente que é possível que a tatuagem possa desencadear crises maiores de psoríase.

  1. Algumas pessoas com psoríase não precisam de tratamento

Em muitos casos, a psoríase não piora ao longo do tempo. Então, se houver apenas alguns pontos e eles não são incômodos, então o tratamento pode não ser necessário. A psoríase leve a moderada geralmente pode ser tratada com tratamentos tópicos como corticosteróides que reduzem a inflamação e diminuem a coceira. Outras terapias de psoríase úteis podem incluir formas sintéticas de vitamina D. Para casos mais graves, medicamentos orais ou injetados podem ser prescritos pelo seu médico.

  1. A psoríase pode causar depressão

As pessoas com psoríase são duas vezes mais propensas a desenvolver depressão em comparação à população em geral e o grau de coceira está fortemente correlacionado com o humor. Algumas pessoas também podem se sentir envergonhadas com a psoríase, fazendo com que deixem de realizar atividades como praticar esportes com amigos ou passar um dia na praia. Fazer isso pode privá-los dos benefícios do exercício e da exposição solar à psoríase e à interação social para a saúde mental. Além disso, a depressão existente pode piorar os sintomas da psoríase, reprimindo o sistema imunológico.

  1. Escolha a maquiagem certa

Enquanto você usar produtos amigáveis para a pele, não há motivos para evitar maquiagem se você tiver psoríase. Apenas certifique-se de usar produtos não comedogênicos, que são livres de fragrância.

 

 

Leia Também

Pesquisa associa ingrediente de produtos de higiene a osteoporose

Pesquisa associa ingrediente de produtos de higiene a osteoporose

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

É possível ser viciado em comida?

É possível ser viciado em comida?

Anda dormindo mal? Sua dieta pode desregular sono

Anda dormindo mal? Sua dieta pode desregular sono

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

Curta nossa página

Siga no Pinterest