Saúde

Por que a luz solar faz tão bem?

Atualizado em 11 de outubro de 2017
Por que a luz solar faz tão bem?

Existe uma neura que nos faz privar de algo que traz extremos benefícios: o sol

É preciso, sim, proteger a pele dos raios solares nocivos, mas privar-se do sol é um tiro no pé. Isso porque a luz solar oferece inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente. Mesmo Hipócrates, o pai da medicina, acreditava que as estações do ano tinham algo a ver com a saúde – e que a chave era a quantidade de luz disponível durante diferentes épocas do ano.

Muitos séculos depois, isso continua em voga. À medida que as pessoas passam mais tempo dentro de casa olhando para telas de computador e televisão, cientistas começam a observar como a exposição à luz solar afeta vários sistemas corporais.

O suporte mais interessante para a nossa dependência da luz do dia surgiu com uma condição chamada Transtorno Afetivo Sazonal, ou SAD. O termo foi cunhado pelo Dr. Normal Rosenthal da Universidade de Georgetown para descrever a chamada depressão de inverno: a letargia e os sentimentos de tristeza e desesperança que ocorrem quando o tempo força as pessoas a passar mais tempo dentro de casa e a temporada oferece poucas oportunidades de exposição a luz natural. Algumas pessoas especularam que o nosso estilo de vida moderno, que mantém as pessoas sob uma luz artificial durante tantas horas, pode encorajar uma forma de SAD durante todo o ano.

Estudos feitos com trabalhadores em turnos também apoiam o possível papel que a exposição à luz solar tem no humor. Despertar os ciclos normais de luz e sombras ao dormir durante o dia e estar acordado à noite, sob luz artificial, pode perturbar o metabolismo do corpo. Isso pode ter efeitos dominó em quase tudo: como dividimos a energia dos alimentos, quão fortes são nossos sistemas imunológicos e a vasta gama de substâncias químicas cerebrais e outras substâncias que contribuem para o humor, peso, energia e muito mais. As pessoas que trabalham em turnos noturnos, por exemplo, tendem a ser mais gordas do que as pessoas que não.

Embora tenha havido alguns estudos rigorosos que analisam a forma como a luz solar pode afetar a depressão não-sazonal, a maioria mostra que, se ela pode causar um aumento de humor, leva muito mais tempo que o tipo que pode ocorrer com a depressão sazonal. Enquanto a terapia de luz pode melhorar o humor em pessoas com SAD em alguns dias, pode demorar várias semanas para que a luz tenha um efeito na depressão tradicional. Os médicos ainda não estão prescrevendo terapia solar, mas procurar um pouco de luz durante o dia, como levantar da mesa de trabalho e sair por alguns minutos, certamente pode ajudar.

  1. Luz solar ajuda o câncer de mama a entrar remissão. O médico americano Dr. ZaneKime usou banho de sol e nutrição para curar seus pacientes. Mesmo em casos terminais, o Dr. Kime conseguiu reverter completamente o câncer metastatizado.
  2. A luz do sol mata bactérias ruins. Os soldados alemães após a Primeira Guerra Mundial conheciam as descobertas que foram feitas em 1903 pelo vencedor do Prêmio Nobel, Niels Finsen. Eles usaram a luz solar para desinfetar e curar feridas.
  3. A luz solar tem um efeito benéfico sobre distúrbios da pele, como psoríase, acne, eczema e infecções fúngicas da pele.
  1. A luz solar reduz o colesterol. O sol converte o colesterol elevado no sangue em hormônios esteróidesos hormônios sexuais que precisamos para a reprodução. Na ausência de luz solar, ocorre o contrário; substâncias são convertidas em colesterol.
  2. Os raios do sol reduzem a pressão arterial. Mesmo uma única exposição reduz significativamente a pressão arterial em indivíduos com hipertensão arterial.
  3. A luz solar penetra profundamente na pele para limpar o sangue e os vasos sanguíneos. A literatura médica publicada na Europa mostrou que as pessoas com aterosclerose (artérias endurecidas) melhoraram com a exposição ao sol.
  4. A luz solar aumenta o teor de oxigênio no sangue humano. E, também, aumenta a capacidade do corpo para fornecer oxigênio aos tecidos; muito semelhante aos efeitos do exercício. O sol tem um grande efeito na resistência, fitness e desenvolvimento muscular.
  5. A luz solar constrói o sistema imunológico. Os glóbulos brancos, que aumentam com a exposição ao sol, são chamados de linfócitos, e estes desempenham um papel importante na defesa do corpo contra infecções.
  6. A exposição regular à luz solar aumenta o crescimento e a altura das crianças, especialmente dos bebês.
  7. A luz solar pode curar a depressão. Como dito anteriormente, a privação da luz solar pode causar uma condição chamada transtorno afetivo sazonal (SAD), uma forma de depressão. É mais comum nos meses de inverno, mas também em pessoas que trabalham longas horas em prédios de escritórios.

 

Leia Também

Pesquisa associa produtos de higiene a osteoporose

Pesquisa associa produtos de higiene a osteoporose

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

É possível ser viciado em comida?

É possível ser viciado em comida?

Anda dormindo mal? Sua dieta pode desregular sono

Anda dormindo mal? Sua dieta pode desregular sono

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

Curta nossa página

Siga no Pinterest