Saúde

Vitamina D3 e tudo sobre ela

23 de outubro de 2017
Vitamina D3 e tudo sobre ela

A vitamina do sol tem algumas peculiaridades e é essencial

Existem atualmente cinco formas diferentes de vitamina D,  importante para a produção óssea, contra a fadiga e, segundo um novo estudo de Universidade de Londres Queen Mary , aliada contra a asma. Mas o que diferencia a vitamina D3 do resto?

Embora existam cinco tipos de vitamina D, o corpo usa principalmente vitamina D2 (também chamada de ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol), que é encontrada em produtos de origem animal.

Embora ambas as formas da vitamina necessitem passar por uma conversão no corpo para serem absorvidas, a D3 faz isso de forma muito mais eficiente e é a única vitamina que pode ser sintetizada pelo corpo através da luz solar direta na pele.

Na verdade, o corpo pode produzir suficiente vitamina D com apenas 10 minutos de exposição solar desprotegida por dia. De fato, de acordo com um estudo de 2017 da Universidade de Surrey, a vitamina D3 é duas vezes mais eficaz do que D2 ao aumentar o nível da vitamina no corpo.

O que ela faz?

Quando a vitamina D3 se metaboliza de uma forma ativa no corpo, ela pode ser usada para ajudar a criar fósforo e cálcio na corrente sanguínea. Ao aumentar a produção de ossos fortes, o D3 ajuda a proteger contra fraturas e osteoporose. Também pode prevenir a osteomalácia, que é uma condição em que os ossos se tornam muito moles. Mas a vitamina faz mais do que apenas criar ossos saudáveis. Pode ter um impacto positivo nos transtornos do humor (como depressão), fadiga, prevenção do câncer, fraqueza muscular, asma e muito mais.

Onde está?

Ao contrário da vitamina D2, achada em plantas, a D3 só pode ser encontrada em produtos de origem animal. Enquanto as fontes naturais incluem peixes (como salmões e trutas) e ovos, outros alimentos enriquecidos com vitamina D3 incluem leite, suco ou pães.

Deficiência de D3

De acordo com pesquisas da Universidade do Colorado, da Universidade Johns Hopkins e da Harvard Medical School, há uma “epidemia crescente” de deficiências de vitamina D3 em adultos.

Uma deficiência pode levar à produção inadequada de osso e a fraturas de estresse, que são mais comuns nos quadris, pernas e pelve.

Também pode resultar em dor intensa durante o exercício ou algo tão simples quanto andar. Felizmente, exames de sangue podem testar facilmente se você está recebendo uma quantidade suficiente de vitamina. Verifique com seu médico se você acha que precisa de um teste.

 

 

Curta nossa página

Siga no Pinterest