Saúde

3 exercícios de alongamento que todo mundo deve conhecer

Atualizado em 3 de outubro de 2019
3 exercícios de alongamento que todo mundo deve conhecer

Mantenha o seu corpo esticado com ciclo de alongamento que melhora o treino e evita lesões no dia a dia

O famoso estica e puxa ainda é muito controverso: a maioria dos educadores físicos aconselha não realizar o alongamento antes das atividades, já outros apontam que o pior é realizá-los após os exercícios de musculação, já que a fibra muscular sofreu fissuras e pode se romper na hora de esticá-la.

Discussão em pauta, o fato é que o alongamento é importante e deve ser feito em algum momento do dia. Por isso, pedimos a ajuda de André Kitamura, educador físico da Fórmula Academia, em São Paulo, para listar os três exercícios mais importantes.

Exercícios primordiais

  • Em pé, com os joelhos levemente flexionados (dobrados), ou sentado, mantendo as costas alinhadas, em postura correta, cruze os dedos das mãos acima da cabeça, com as palmas viradas para cima e faça a extensão dos braços até o limite, mantendo por 20 segundos.
  • Deitado, certifique-se de que a cabeça, as costas e a coluna estejam bem apoiadas. Flexione um dos joelhos e com as mãos e dedos entrelaçados, puxe-o de encontro ao peito, enquanto a outra mão repousa no solo. Mantenha por 20 segundos. Faça o mesmo processo com o outro joelho.
  • Deitado, com os braços abertos na altura dos ombros e relaxados, passe uma das pernas sobre a outra, que se mantém em repouso e em extensão, apontando o joelho flexionado para o chão. Assim, puxe com a mão do lado oposto, mantendo o braço do mesmo lado na posição original. Mantenha por 20 segundos e repita o mesmo exercício com a outra perna.

É sempre bom lembrar que adicionar série de alongamento na rotina melhora a flexibilidade, bem como fortalecer o corpo contra lesões e outros benefícios.
Quando for iniciar série de alongamentos, esteja atento para que seu corpo esteja relaxado e a respiração o mais normal possível.

Se estiver com dúvidas de quando se alongar, pergunte ao seu treinador como inserir a atividade sem causar nenhuma dor ou lesão, o exercício feito da maneira errada pode causar rompimentos, lesões do músculo ou tendão.

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