Treinos certos são ótimos aliados ao longo do tempo

Saiba como a escolha dos treinos certos pode ser sua aliada no combate ao envelhecimento precoce

Existe coisa mais gostosa do que terminar os treinos com aquela sensação de dever cumprido? Além de trazer mais saúde, praticar atividades físicas  auxilia sobretudo para um envelhecimento saudável.

Realizar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana também ajuda na prevenção de várias doenças. Assim, uma vida ativa reduz as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, depressão, hipertensão e até mesmo osteoporose.

“Com orientação médica e sob a supervisão de um profissional de atividade física capacitado, é extremamente importante respeitar as limitações de cada um e colocar o corpo para se mexer o quanto antes”, diz Elaine Biffi, geriatra de São Paulo.

Para ajudar nesse processo, a especialista reuniu as atividades ideais para envelhecer com saúde:

 

Exercícios Benefícios
 

Musculação

Pelo menos 10 minutos com o maior número de grupos de músculos, atuam diretamente no fortalecimento, na manutenção da massa muscular, força muscular e da densidade óssea.

 

Equilíbrio

Os exercícios de equilíbrio feitos três vezes por semana são ótimos, afinal reduzem o risco de lesões causadas por quedas em idosos.

 

Atividades aeróbicas

Na intensidade adequada, com 30 minutos diários,  pelo menos 3 a 4 vezes por semana, aumentam a resistência física e a disposição, pois ajuda no controle do peso e consequentemente, auxiliam no controle do colesterol.

É sempre importante o acompanhamento com profissionais adequados, para que seus treinos estejam sempre de acordo com a real necessidade do seu corpo, mas ainda respeitando o biotipo de cada pessoa. Afinal, ter o acompanhamento de um profissional qualificado na hora dos exercícios é importante para evitar lesões ao realizar exercícios de forma errada. Desta forma, conforme for realizando os exercícios, você aprenderá a como realiza-los de forma correta.

Enquanto sua confiança melhora, a satisfação com os treinos também aumenta o ânimo para continua a malhação.