Saúde

Anda dormindo mal? Sua dieta pode ser culpada

Atualizado em 29 de junho de 2019
Anda dormindo mal? Sua dieta pode ser culpada

Alguns alimentos podem sabotar sua noite de sono, mas outros ajudam a dormir melhor

Sabe aquela dica da vovó de que um leitinho com mel pode te ajudar a dormir bem, mas comer algo pesado pode te dar pesadelos? Ela não estava tão errada assim quanto a isso. Comer os alimentos certos pode ser um importante elemento para o seu descanso.

Alguns alimentos podem atrapalhar uma boa noite de sono, como o álcool, a cafeína e outras substâncias como a nicotina. Mas, não se engane, nem só de café vive a cafeína. Ela está presente em muitos outros alimentos sem que possamos saber, como no chocolate e em alguns chás. Portanto, nada de chocolate à noite se dormir é um problema.

“A química de alguns alimentos pode alterar a produção de substâncias que são responsáveis por transmitir impulsos nervosos no cérebro, portanto, o que comemos interfere diretamente na qualidade do nosso sono”, explica Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

E quais seriam os alimentos que auxiliam nesse combate? Abaixo, a especialista revela alguns deles.

Aveia

“Rica em melatonina, o hormônio do sono, a aveia induz o relaxamento e ajuda no funcionamento do metabolismo e, por isso, acaba se tornando um ótimo lanche da noite”, comenta a especialista.

Mel

Por ser um carboidrato, responsável por aumentar os níveis de insulina no sangue, o mel facilita a entrada do triptofano no cérebro, que posteriormente se torna serotonina e estimula o corpo a dormir profundamente.

Banana

Alimento clássico e muito usado como indutor natural de sono, a banana é um eficiente relaxante muscular por possuir triptofano, vitamina B6, magnésio e potássio. “Ela estimula a produção de serotonina, hormônio responsável por induzir o sentimento de bem-estar, e, consequentemente, ajuda a diminuir ansiedade e irritação”, explica a nutricionista.

Grão de bico

“O grão de bico possui uma infinidade de benefícios para a saúde, pois, contém quantidades elevadas de vitamina B6, que, assim como a banana, estimula a produção do chamado hormônio do sono”, indica Cyntia.

Alface

A alface contém grande quantidade de lactucina e lactupicrina na composição. “Essas substâncias, presentes no talo do alimento, atuam como calmantes e relaxantes naturais”, esclarece.

Maracujá

Conhecido como calmante natural, a fruta é rica em vitaminas do complexo B, além de vitamina C, que, de acordo com a especialista, reduz a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse, ajudando também nas funções imunológicas e emocionais e fazendo com que o sono seja induzido de forma sutil.

Camomila

Outro alimento clássico e conhecido por estimular o sono é a camomila. “Essa iguaria contém glicina, um aminoácido que possui um leve efeito sedativo, relaxando músculos e o sistema nervoso”, finaliza a consultora.

Leia Também

Conhece a ressaca do sono? Ela existe

Conhece a ressaca do sono? Ela existe

Sono e postura: como manter a saúde da coluna na hora de dormir

Sono e postura: como manter a saúde da coluna na hora de dormir

Dormir mal pode mudar nossa reação à dor

Dormir mal pode mudar nossa reação à dor

Como se recuperar de uma noite de sono ruim?

Como se recuperar de uma noite de sono ruim?

Excesso de sono pode ser alerta

Excesso de sono pode ser alerta

Curta nossa página

Siga no Pinterest