Saúde

Sono e esporte: o casamento perfeito para o emagrecimento

Atualizado em 13 de maio de 2015
Sono e esporte: o casamento perfeito para o emagrecimento

O metabolismo começa a funcionar melhor com uma noite bem dormida de sono, que traz ótimos resultados para o desempenho nas atividades físicas

Pode não parecer, mas o sono e o esporte andam lado a lado quando se fala de bons resultados em exercícios físicos. Uma noite bem dormida ajuda a potencializar os resultados, pois, o organismo começa a funcionar melhor.

 

E, além disso, a prática de exercícios físicos acaba ajudando a pessoa a ter uma boa noite de sono. Para o médico Artur da Fonseca três hipóteses explicam essa ligação. São elas:

 

  1. A primeira hipótese, conhecida como termorregulatória, afirma que o aumento da temperatura corporal, como consequência do exercício físico, facilitaria o disparo do início do sono, graças à ativação dos mecanismos de dissipação do calor e de indução do sono, processos estes controlados por uma glândula chamada hipotálamo.
  2. A segunda hipótese, conhecida como conservação de energia, descreve que o aumento do gasto energético promovido pelo exercício aumentaria a necessidade de sono a fim de alcançar um balanço energético positivo, restabelecendo uma condição adequada para um novo ciclo.
  3. A terceira hipótese, restauradora ou compensatória, da mesma forma que a anterior, relata que a alta atividade catabólica durante o dia reduz as reservas energéticas, aumentando a necessidade de sono, favorecendo a atividade de produção do organismo.

Além disso, a atividade física regular também ajuda na insônia. Isso porque o exercício aumenta a quantidade de sono profundo. “Dormir bem é extremamente importante para a reparação fisiológica e de energia”, completa Fonseca.

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