Saúde

5 indícios de que você sofre com a síndrome do impostor

30 de agosto de 2018
5 indícios de que você sofre com a síndrome do impostor

Esse tipo de autossabotagem causa a sensação de não-merecimento e faz com que as pessoas se sintam verdadeiras fraudes

Muitos empreendedores e pessoas bem sucedidas tem um segredo “sujo”: no fundo, sentem-se como fraudes completas, como se suas realizações não fossem merecidas porque são o resultado de uma sorte inesperada.

Esse fenômeno psicológico é conhecido como síndrome do impostor e reflete a crença de que você é um fracasso inadequado e incompetente, apesar de todas as evidências que indicam sucesso e competência. Especialista no assunto, a Dra. Valerie Young categorizou a síndrome do impostor em subgrupos: o Perfeccionista, a Supermulher / Homem, o Gênio Natural, o Individualista Inflexível e o Especialista.

Abaixo está um resumo dos tipos de competência que Young identifica para que você possa ver se você se reconhece e dicas para superar esse vício comportamental.

1. O perfeccionista

Os perfeccionistas estabelecem metas excessivamente altas para si e, quando não atingem uma meta, sentem uma grande insegurança. Esse grupo também pode ser formado por pessoas supercontroladoras que não conseguem delegar porque acham que se algo deve ser bem feito, têm que fazê-lo sozinhos.

Acha que você faz parte desse grupo? Faça a si mesma estas perguntas:

  1. Você já foi acusado de ser um gestor super controlador?
  2. Tem muita dificuldade em delegar? E mesmo quando é capaz de fazê-lo, se sente frustrada e desapontada com os resultados?
  3. Quando você não alcança sua marca (insanamente alta) em alguma coisa, você se acusa e medita sobre isso por dias?
  4. Você sente que seu trabalho deve ser 100% perfeito, 100% do tempo?
  5. Para este tipo, o sucesso raramente é satisfatório, porque eles acreditam que poderiam ter feito ainda melhor. Mas isso não é produtivo nem saudável. Possuir e celebrar conquistas é essencial se você quiser evitar o esgotamento, encontrar contentamento e cultivar a autoconfiança.

 

2. A supermulher / homem

Como as pessoas que vivenciam esse fenômeno estão convencidas de que são falsas entre os colegas de negócios reais, frequentemente se esforçam para trabalhar mais e mais para avaliar. Mas isso é apenas um falso encobrimento de suas inseguranças, e a sobrecarga de trabalho pode prejudicar não apenas sua própria saúde mental, mas também suas relações com os outros.

Não tem certeza se isso se aplica a você? Pense sobre isso:

  1. Você fica até mais tarde no escritório do que o resto da sua equipe, mesmo sem necessidade?
  2. Se estressa quando não está trabalhando e acha o tempo de inatividade completamente desnecessário?
  3. Sacrificou seus hobbies e atividades preferidas pelo trabalho?
  4. Sente como se realmente não tivesse conquistado seu título (apesar de vários diplomas e conquistas), então trabalha mais e mais do que os que estão à sua volta para provar seu valor?

Os workaholics impostores são realmente viciados na validação que vem do trabalho, não no trabalho em si. Comece a treinar para se desviar da validação externa. Ninguém deve ter mais poder para fazer com que você se sinta bem consigo mesmo, nem seu chefe. Por outro lado, aprenda a levar as críticas construtivas a sério, não pessoalmente.

 

3. O gênio natural

As pessoas que lutam contra isso, que também são “gênios” naturais, julgam o sucesso com base em suas habilidades em oposição aos seus esforços. Em outras palavras, se eles têm que trabalhar duro em alguma coisa, eles assumem que devem ser ruins nisso.

Mas os tipos de gênios naturais não apenas se julgam baseados em expectativas ridículas, eles também se julgam baseados em acertar as coisas na primeira tentativa. Quando não conseguem fazer algo rápido ou fluentemente, o alarme soa.

Não tem certeza se isso se aplica a você?

  1. Você está acostumado a se destacar sem muito esforço?
  2. Você tem um histórico de obter êxito e notas altas em tudo o que faz?
  3. Era considerado o “inteligente” em sua família quando criança?
  4. Não gosta da idéia de ter um mentor, porque você pode lidar com as coisas por conta própria?
  5. Quando você se depara com um revés, sua confiança cai porque um mau desempenho provoca vergonha?
  6. Costuma evitar os desafios porque é desconfortável tentar algo em que você não é excelente?

Para superar isso, tente se ver como um trabalho em progresso. Realizar grandes coisas envolve aprendizagem ao longo da vida e capacitação – para todos, até para as pessoas mais confiantes. Em vez de se torturar quando não atingir seus padrões impossivelmente altos, identifique comportamentos específicos e mutáveis que você pode melhorar com o tempo.

 

4. O individualista inflexível

Sofredores que sentem que pedir ajuda revela sua “falsidade” é o que Young chama de individualistas inflexíveis. Não há problema em ser independente, mas não na medida em que você recusa assistência para que possa provar seu valor.

Acha que pode ser você? Reflita sobre estas questões:

  1. Você sente firmemente que precisa realizar as coisas sozinho?
  2. “Eu não preciso da ajuda de ninguém.” Isso soa familiar?
  3. Você enquadra as solicitações em termos dos requisitos do projeto, em vez de suas necessidades como pessoa?

 

5. O perito

As pessoas que se enquadram nesse tipo de competência podem sentir que, de alguma forma, enganaram seu empregador para contratá-las. Eles temem profundamente ser expostos como inexperientes ou desconhecidos.

  1. Você evita se candidatar a vagas de emprego a menos que você atenda a todos os requisitos educacionais?
  2. Busca contantemente treinamentos ou certificações porque acha que precisa melhorar suas habilidades para ter sucesso?
  3. Mesmo que tenha experiência, sente como se ainda não soubesse “o suficiente”?
  4. Você estremece quando alguém diz que você é um especialista?

 

Como superar a síndrome do impostor?

É verdade que sempre há mais para aprender. Mas, se levada longe demais, a tendência de buscar infinitamente mais informações pode na verdade ser uma forma de procrastinação. Comece a praticar a aprendizagem sob demanda. Isso significa adquirir uma habilidade quando você precisar dela – por exemplo, se suas responsabilidades mudarem – em vez de acumular conhecimento para (falso) conforto.

Perceba que não há vergonha em pedir ajuda quando você precisar, peça ajuda. Ser o mentor de colegas juniores ou voluntariado pode ser uma ótima maneira de descobrir o seu especialista interno. Quando você compartilha o que sabe, não apenas beneficia os outros, mas também ajuda a curar seus sentimentos fraudulentos.

 

 

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