Qual é a melhor posição para dormir? Faz diferença?

Descubra as posições que podem ajudar ou prejudicar a saúde da sua coluna na hora de dormir

Dormir é bom, mas dormir em determinadas posições pode acabar com o seu dia por dores nas costas. Por isso, o fisioterapeuta Fabiano Carvalho avaliou algumas das posições mais comuns durante as horas de sono.

Segundo ele, dormir de lado é a posição menos agressiva para a coluna, pois, mantém a integridade da postura e permite uma noite de sono mais tranquila e reparadora, além de prevenir dor nas costas e outros problemas.

Importância do sono

“As horas de sono são de extrema importância para a qualidade de vida e o bem estar.

Quando dormimos de lado, devemos usar um travesseiro na altura do ombro e outro entre os joelhos levemente flexionados para manter a coluna alinhada”.

Para conforto extra, ele dá a dica de abraçar um terceiro travesseiro e, ao escolher colchão de mola, dar preferência para um de mola ensacada.

O fisioterapeuta ressalta a importância de preservar as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral durante o dono, pois, previne o aumento do estresse na área com menos compressão nos discos intervertebrais, assim como uma melhor nutrição e reparação desta parte do corpo.

“Uma má postura ao dormir pode aumentar o risco de hérnias discais e outras complicações no disco e corpo vertebral, como a escoliose”, destaca.

Para quem dorme de costas ou de bruços e não consegue se adaptar a dormir de lado, há maneiras paliativas de diminuir o impacto diário de oito horas de sono na coluna.

Conforme informa Carvalho, quem dorme de costas deve usar um travesseiro baixo para evitar a projeção da cabeça para a frente, minimizando as complicações cervicais e dores no pescoço.

Outra recomendação é um segundo travesseiro embaixo dos joelhos, com leve flexão do quadril, estabilizando a lombar sem dificuldades.

Já para quem dorme de bruços, uma má notícia: é a pior posição para a sua coluna.

No entanto, um travesseiro bem fino embaixo do umbigo e nenhum travesseiro sob a cabeça podem tirar um pouco da pressão lombar.

Outro alerta aos que não apenas dormem assim, mas também deixam o braço embaixo do travesseiro: isso pode resultar num  pinçamento na região do ombro e é uma das principais causas de tendinite.

* Fonte: Flex do Brasil