Você sabe mesmo lavar as mãos?

É claro que sabe, mas pode, sim, aprender a higienizaçao correta que evita doenças e infecções

Lavar as mãos é um ato tão corriqueiro quanto importante. Por isso em 2008 foi instituído o dia 15 de outubro como Dia Mundial de Lavagem de Mãos (do inglês, Global Hand Washing Day). Em todo o mundo, a data é marcada por ações promovidas para a conscientização de profissionais de saúde, governantes, administradores hospitalares e população em geral sobre a importância do procedimento.

Parece bobo, né? Mas pode ser a diferença entre pegar uma gripe, diarreia, comer um alimento contaminado ou ter mais segurança em um procedimento médico. Agora não parece assim trivial, não é mesmo?

Com o objetivo de orientar a população sobre a correta higienização das mãos através de uma maneira fácil, eficaz e acessível de prevenir doenças e salvar vidas, a Abralimp preparou uma cartilha completa com dicas elaboradas a partir de informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos diretores das Câmaras Setoriais da Associação.

Vale lembrar que a prática e conscientização da correta higienização das mãos não se restringe apenas aos profissionais de saúde. Incorporar este hábito pode auxiliar na prevenção de diferentes doenças, como resfriados, diarreia, conjuntivites, viroses e até o vírus H1N1.

Conheça o passo a passo e garanta mãos limpas e livres de doenças.

    1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
    2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).
    3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
    4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
    5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
    6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai e vem.
    7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.
    8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice- versa), fazendo movimento circular.
    9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice- versa), utilizando movimento circular.
    10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
    11. Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.