Equilíbrio

Horário de verão deve ser adequado à sua saúde

Atualizado em 1 de fevereiro de 2019
Horário de verão deve ser adequado à sua saúde

O horário de verão chegou e pode trazer desconfortos e até mesmo problemas de saúde. Aprenda a evitá-los

Horário de verão é como uva passa: há quem ame e defenda, há os que odeiam. Para quase 50% da população brasileira, o começo do horário de versão causa algum tipo de desconforto, entre eles a dificuldade de dormir e a consequente sonolência pela manhã.

“A privação do sono pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto, além de levar ao cansaço e à sonolência”, alerta o pneumologista Pedro Genta, responsável pelo Centro de Medicina do Sono HCor – Hospital do Coração.

Adotar uma rotina bem definida de horários para se deitar e se levantar são importantes para o relógio biológico se ajustar adequadamente. O impacto de adiantar o relógio em uma hora é sentido, sobretudo, por levar à redução do tempo de sono. Crianças e idosos, por terem uma necessidade maior de sono, tendem a sentir mais os efeitos desta mudança de horário.

Confira algumas dicas que podem ajudar na adaptação.

  • – Evite cochilos durante o dia, pois pode dificultar o sono na noite seguinte;
  • – Procure manter a rotina de horários de dormir e de acordar;
  • – Evite café, chá ou bebidas cafeinadas, sobretudo após o meio da tarde;
  • – Diminua suas atividades próximo ao horário de dormi;
  • – Faça refeições leves e saudáveis no jantar.

 

 

 

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