Saúde

Esses sinais podem mostrar que sua ansiedade saiu do controle

Atualizado em 28 de fevereiro de 2019
Esses sinais podem mostrar que sua ansiedade saiu do controle

Ter ansiedade em relação a algo é diferente de sofrer com transtornos de ansiedade. Conheça esses sinais e cuide da sua saúde mental

Sabe quando você pensa em tudo de ruim que pode acontecer em relação a uma situação e começa a sentir a boca seca, coração acelerado e até a sensação de que vai morrer?

Esses são alguns dos sintomas do transtorno de ansiedade – bastante diferente da ansiedade por uma viagem ou evento.

Estima-se que 23% dos brasileiros sofram com algum tipo de distúrbio de ansiedade. Com a correria do dia a dia, o acúmulo de tarefas, a concorrência cada vez mais acirrada e o tempo como um bem precioso e cada vez mais raro, o mundo todo está cada vez mais frágil e suscetível a essa condição psicológica.

Mas como saber quando se tem um problema? Veja esses doze sinais, segundo a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason.

1. Você se preocupa demais

“A distinção entre um transtorno de ansiedade e apenas ter ansiedade normal é se suas emoções estão causando muito sofrimento e disfunção”, diz Sally Winston, psicóloga e co-diretora do Anxiety and Stress Disorder Institute of Maryland.

2. Problemas para dormir

Se você frequentemente fica acordado na cama, preocupado agitado sobre problemas específicos (como o dinheiro) ou nada em particular, pode ser um sinal de um transtorno de ansiedade. Segundo algumas estimativas, metade dos ansiosos diagnosticados sofrem para dormir. Outra dica de que a ansiedade vai além do normal é acordar “ligado”, com sua mente agitada e incapaz de se acalmar.

3. Medos irracionais

Alguns tipos de ansiedade não são generalizados e estão ligados a uma situação específica, como voar, animais ou multidões. Se o medo torna-se absurdo, perturbador e desproporcional ao risco real envolvido, é um sinal revelador de fobia, um tipo de transtorno de ansiedade.

4. Tensão muscular constante

Sentir dores e tensão nas mandíbulas, punhos, ombros e passar o dia se “esticando” por isso, pode ser um sinal de ansiedade além da conta.

5. Indigestão crônica

A ansiedade pode começar na mente, mas muitas vezes se manifesta no corpo através de sintomas físicos, como problemas digestivos crônicos. A síndrome do intestino irritável, uma condição caracterizada por dores de estômago, cólicas, inchaço, gases, constipação e/ou diarréia, “é basicamente uma ansiedade no trato digestivo”, diz Winston.

6. Medo do público

A maioria das pessoas sente um frio na barriga antes de falar em público ou estar no centro das atenções. Mas se o medo é tão forte que nenhum treinamento ou prática alivia, ou se você gasta muito tempo pensando e se preocupando com isso, você pode ter uma forma de transtorno de ansiedade social.

7. A dificuldade consigo

Na maioria dos casos, a ansiedade é provocada por situações cotidianas como fazer conversar téte-a-téte em uma festa ou comer e beber mesmo em frente a um pequeno número de pessoas. Nestas situações, as pessoas com transtorno de ansiedade social tendem a se sentir como se todos os olhos estivessem sobre eles, muitas vezes com rubores, tremores, náuseas, sudorese profusa, e dificuldade para falar. Estes sintomas podem ser tão perturbadores que causam dificuldade para conhecer novas pessoas, manter relacionamentos e avançar no trabalho ou na escola.

8. Ataques de pânico

Ataques de pânico são aterrorizantes: imagine um sentimento repentino e fortíssimo de medo e desamparo que pode durar vários minutos, acompanhado por sintomas físicos assustadores como problemas respiratórios, coração batendo rápido e forte, formigamento ou adormecimento das mãos, sudorese, fraqueza ou tontura, dor no peito, dor de estômago, e sensação de calor ou frio. Nem todo mundo que tem um ataque de pânico tem transtorno de ansiedade, mas as pessoas que vivem isso com frequência podem ser diagnosticados com transtorno do pânico e elas vivem com medo de quando, onde e por que seu próximo ataque pode acontecer e tendem a evitar lugares onde os ataques ocorreram no passado.

9. Flashbacks

Reviver um evento perturbador ou traumático é uma característica marcante do transtorno de estresse pós-traumático, que compartilha algumas características com transtornos de ansiedade. (Até muito recentemente, de fato, o TEPT era visto como um tipo de transtorno de ansiedade, em vez de uma condição especial). Mas flashbacks pode ocorrer com outros tipos de ansiedade também.

10. Perfeccionismo

Aquilo que se conhece como perfeccionismo “anda de mãos dadas com transtornos de ansiedade”, diz Winston. “Se você está constantemente a julgar a si mesmo ou tem um monte de ansiedade antecipatória sobre cometer erros ou estar aquém de suas normas, então você provavelmente tem um transtorno de ansiedade.” Perfeccionismo é especialmente comum no transtorno obsessivo-compulsivo, o famoso TOC.

11. Rituais

O pensamento obsessivo e comportamento compulsivo se tornar um transtorno quando a necessidade de completar os comportamentos, também conhecido como “rituais” – começa a conduzir sua vida, diz Winston. “Se você gosta do seu rádio em volume 3, por exemplo, e ele quebra e fica preso no 4, você ficaria em pânico total até que pudesse consertá-lo?”. Se sim, você pode ter um problema.

12. Dúvidas impossíveis de responder

Persistente insegurança e dúvida é uma característica comum dos transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada e transtorno obsessivo-compulsivo. Em alguns casos, a dúvida pode girar em torno de uma questão que é fundamental para a identidade de uma pessoa, como “E se eu sou gay?” ou “Eu amo meu marido tanto quanto ele me ama?”. No TOC, Winston diz, esses “ataques de dúvida” são especialmente comuns e eles têm essa intolerância para a incerteza que transforma a questão em uma obsessão “, diz ela.

Fonte: Women’s Health

Leia Também

Pesquisa associa produtos de higiene a osteoporose

Pesquisa associa produtos de higiene a osteoporose

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

É possível ser viciado em comida?

É possível ser viciado em comida?

Anda dormindo mal? Sua dieta pode desregular sono

Anda dormindo mal? Sua dieta pode desregular sono

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

Curta nossa página

Siga no Pinterest