Saúde

5 dicas para fazer uma lancheira mais saudável

Atualizado em 1 de fevereiro de 2019
5 dicas para fazer uma lancheira mais saudável

As aulas estão voltando e com elas uma preocupação dos pais: o lanche saudável das crianças

A volta às aulas está aí e a preocupação dos pais é cada vez maior com lanches saudáveis para as crianças. Parece impossível, mas não é. E a palavra-chave é planejamento.

Fazer as compras de acordo com um planejamento semanal facilita muito a vida de quem quer deixar de ser refém dos lanchinhos industrializados ou cheios de açúcar para apostar em petiscos benéficos para a saúde dos pequenos.

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Tente incluir todos os dias uma fruta na lancheira, se possível, permitindo que a criança escolha qual ela deseja levar. O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais, e você pode estimular o consumo se elas forem picadas em formatos diferentes”, diz a nutricionista CintyaBassi, da São Cristóvão Saúde.

Manter a hidratação é muito importante, por isso, na lancheira não pode faltar água ou algum suco natural. “Uma dica para fazer o suco natural de maneira prática é congelar a polpa em cubinhos e mandar na garrafinha com a água. Até a hora do lanche estará descongelado e é só chacoalhar que o suco está pronto”, explica a nutricionista do Dr. Consulta, Mariana Amaro.

Para conservar melhor a comida, o ideal é que a criança possua lancheira e garrafa térmicas, principalmente para armazenar os alimentos perecíveis. Caso contrário, eles devem ser evitados”, é a dica de Adriana Piva, nutricionista do Hospital São Luiz Jabaquara.

Faça coisas que as crianças gostam, mas usando alimentos mais saudáveis. Por exemplo, minipizza com recheio de ricota, peito de peru, abobrinha ou escarola”, é o que reitera a nutricionista Adriana Miyuki, consultora da rede de supermercados Hirota.

“Pode ser também que a brincadeira no pátio seja muito mais interessante do que a comida. Nesses casos, você deve mandar coisas fáceis de comer e que forneçam muita energia  e nutrientes, como amendoim, castanhas e nozes, frutas secas e sucos. Ovo de codorna, azeitona, macarrão frio (pene ou parafuso), tomate cereja, frutas, biscoito de polvilho, palitos de pepino e cenoura (ou mini cenouras) são opções que fazem sucesso”, orienta a nutricionista Marcia Daskal.

 

 

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