Saúde

7 dicas para sobreviver ao calor sem ar condicionado

29 de janeiro de 2019
7 dicas para sobreviver ao calor sem ar condicionado

O verão está com tudo e as ondas de calor têm incomodado muita gente, aprenda a superar o calorão

O verão veio bravo em 2019, com temperaturas que ultrapassam facilmente os 35°C em muitas cidades do Brasil e sensações térmicas que já chegaram aos 80°C em alguns lugares. E nem sempre com ar condicionado disponível.

Quando não se está na praia ou piscina, o calorão pode ser bastante incômodo, causar diversos tipos de mal estar e até quedas de pressão.

Mas não se desespere, nós te ajudamos a sobreviver – mesmo sem ar condicionado – com algumas dicas bem simples.

    1. Aproveite o poder de resfriamento da água. Encha baldes ou bacias e molhe seus pés. Toalhas molhadas e lençospodem ter um efeito de resfriamento quando usados nos ombros ou na cabeça – ótimos para a hora de dormir. Tome banhos frios e lave os pulsos com água fria sempre que possível, por ser um lugar de alta circulação do sangue, te ajuda a ficar mais confortável.

    2. Desça as escadas. Como o ar quente sobe, os andares superiores de uma casa ficarão mais quentes do que o térreo. Um porão pode ser um refúgio legal para o calor do meio-dia.

    3. Elimine fontes extras de calor. Lâmpadas incandescentes podem gerar calor desnecessário, assim como computadores ou aparelhos deixados em funcionamento. Coma alimentos frescos que não exijam que você use o forno ou fogão para preparar.

    4. Beba água. Parece óbvio demais, mas o calor significa que você precisará consumir mais água do que costuma. Se você está suando muito, você também precisará substituir os eletrólitos comendo uma pequena quantidade de comida com sua água ou tomando isotônicos. A sede é o primeiro sinal de desidratação – você deve beber quantidades suficientes de líquidos antes de sentir sede, para evitá-la.

    5. Evite bebidas alcoólicas e cafeína, pois essas duas substâncias podem agir como diuréticos e facilitar a desidratação.

    6. Para um sistema caseiro de “ar condicionado”, coloque um ventilador ou circulador de ar na direção de uma caixa aberta com gelo.

    7. Não faça refeições muito fartas e ricas em proteínas que possam aumentar metabolismo e aquecer o corpo.

Curta nossa página

Siga no Pinterest