Saúde

Antes de começar, previna-se!

20 de julho de 2015
Antes de começar, previna-se!

A corrida de rua é uma modalidade esportiva que cada vez mais vem crescendo e atraindo adeptos em todo o mundo. Atualmente, estima-se que existam milhares de atletas, profissionais ou amadores, que participam de competições dentro e fora de seu país, e que, em diferentes distâncias, buscam por superação, recordes ou simplesmente por uma melhor qualidade de vida.

Várias seriam as justificativas relacionadas a este aumento frenético no número de praticantes destas modalidades, porém, a pergunta que vem ao caso e mais nos interessa é: estas pessoas estariam preparadas e aptas a enfrentarem estes desafios de forma segura sem colocar sua saúde em risco?

Esta pergunta seria de difícil resposta, caso a Medicina Esportiva não tivesse acompanhado os avanços que ocorreram nas modalidades citadas logo no início do texto, porém, isto não aconteceu, e tão grande quanto o número de novos praticantes foram as avaliações desenvolvidas pela área de fisiologia do exercício com o intuito de dar segurança e performance aos atletas e aos seus orientadores.

Vários são os procedimentos realizados em um laboratório de Fisiologia do Exercício, merecendo destaque 3 deles: Ergoespirometria, Avaliação Isocinética e Avaliação Nutricional.

– A Ergoespirometria – Avaliação que tem como principal objetivo analisar a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo e fornecer dados objetivos de quais seriam as frequências cardíacas e as velocidades ideais para que se execute os treinamentos de forma coerente, sem comprometer o rendimento.

 

– Avaliação Isocinética – Segundo pesquisas, alterações de força muscular entre membros (direito e esquerdo) ou até mesmo no próprio membro (antero-posterior) podem causar graves lesões em indivíduos fisicamente ativos. Um método muito eficaz, capaz de prever e tratar estas alterações, é conhecido como Avaliação Isocinética. Neste tipo de avaliação, o indivíduo será testado tendo como parâmetros de análise sua força, seu torque e sua potência muscular. Este tipo de análise, além de muito precisa, pode ser realizada em qualquer complexo articular (joelho, cotovelo, tornozelo, ombro e coluna vertebral).

 

– Avaliação Nutricional – Sabe-se que para obter grandes resultados, perda de peso e uma boa qualidade de vida, além da prática regular de atividade física, é fundamental ter uma boa alimentação. Durante a avaliação nutricional, o indivíduo receberá informações sobre como e com o que se alimentar diariamente e em períodos pré, durante e pós treinamentos e competições, além de obter um acompanhamento periódico da sua composição corporal.

 

Com todos esses parâmetros, avaliações e orientações associados ficará muito mais fácil melhorar sua qualidade de vida aliando bem-estar, performance e longevidade.

 

Curta nossa página

Siga no Pinterest