Saúde

Livros de colorir para adultos têm efeito terapêutico?

6 de setembro de 2015
Livros de colorir para adultos têm efeito terapêutico?

Eles tornaram-se best sellers do mercado editorial com a proposta de alívio do estresse e relaxamento. Especialistas comentam essa capacidade

Em 2015 o grande boom do mercado editorial foi o dos livros de colorir para adultos, que já representam 17% das vendas de livros no país. O intuito dos livros é exatamente diminuir o grande problema dos adultos que vivem em grandes metrópoles

Segundo o site Reab.me, essa “moda” trata-se muito mais de um resgate, de um conforto para um cérebro, afinal nossos neurônios também precisam da “calmaria” para se organizar e funcionar bem. Digamos que uma necessidade fisiológica se manifesta por meio do prazer em uma atividade “simples” como colorir.

Mas será que funciona?

Sim e não, segundo o jornal Hoje em Dia. Na verdade, a atividade proporciona efeitos terapêuticos. A terapia é um tratamento”, alerta o psicólogo e professor da Newton Paiva, Fabrício Ribeiro. Segundo o psicólogo, o que ocorre é que, enquanto colore, a pessoa concentra a energia em uma coisa prazerosa para ela, desfocando, assim, a atenção dos problemas.

 

O psicólogo Antonio Carlos Amador Pereira, professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) afirmou à Folha Metropolitana que com as tensões do cotidiano, que envolvem trabalho, trânsito, relações, é comum que as pessoas fiquem estressadas. Segundo ele, entre as formas de enfrentar tensões estão as atividades lúdicas. “Com elas se tira o foco do que motiva a tensão ou o estresse”, explica. Entretanto, alerta que não se trata de algo milagroso, uma vez que para se obter o sucesso esperado em atividades lúdicas contra tensões e estresse é preciso que elas sejam feitas com regularidade.

Para a psicóloga Carla Ribeiro, especialista em cognitiva comportamental, o lúdico é mesmo um recurso para se encontrar relaxamento. “Mas não deve ser usado como única forma.

Curta nossa página

Siga no Pinterest