Saúde

Seguir a dieta rigorosamente faz mal para a saúde

19 de setembro de 2015
Seguir a dieta rigorosamente faz mal para a saúde

Você se culpa por aquela escapadinha da dieta? Não se preocupe, isso é o que, provavelmente, mantém sua saúde mental

Adotar uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e nozes e com menos carnes processadas poderia afastar a depressão, de acordo com um estudo que sugere que grande parte do que comemos é mais estreitamente relacionado com o nosso estado de espírito do que se pensava.

“Queríamos entender o que a nutrição desempenha papel na saúde mental, pois acreditamos que alguns padrões alimentares poderiam proteger nossas mentes”, diz o pesquisador Almudena Sanchez-Villegas, da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.

Com uma amostra de 15.093 pessoas, a equipe de pesquisa comparou os efeitos de três dietas sobre a saúde mental, incluindo a dieta mediterrânea, o vegetarianismo padrão alimentar o índice de alimentação alternativa lançado em 2010.

O Índice de Alimentação Saudável Alternativa de 2010 demonstrou a maior capacidade de afastar a depressão, mas os pesquisadores atribuem isso à sua semelhança com a dieta mediterrânica.

Omega-3, legumes, frutas, legumes, nozes e consumo moderado de álcool compõem ambos os regimes, o que mantém o bom humor de quem segue essas dietas.

“A diferença mais perceptível ocorre quando os participantes começam a seguir uma dieta mais saudável”, diz Sanchez-Villegas. “Mesmo uma aderência moderada a essa alimentação foi associada a uma redução significativa no risco de desenvolver depressão.”

Muito embora nenhum benefício foi percebido por quem seguia as dietas riogorosamente, o que indica indicando os efeitos colaterais do radicalismo alimentar.

O que isto significa que uma vez que você coma de forma saudável o bastante para observar a diferença no seu humor, você pode se estabilizar, porque a obsessão com uma alimentação saudável não fará de ninguém alguém mais feliz.

O estudo foi publicado na revista BioMed Central.

 

Curta nossa página

Siga no Pinterest