Saúde

10 alimentos para aumentar seu bom humor

14 de outubro de 2015
10 alimentos para aumentar seu bom humor

Comer para ficar bem humorado não funciona apenas para encher a barriga

Se você anda cabisbaixa, sem ânimo e a única coisa que deseja é o seu travesseiro, seus problemas podem ser aliviados com um dos maiores prazeres da vida: a comida.

Não, não queremos que você saia atacando a geladeira para compensar o vazio emocional, mas alguns alimentos possuem propriedades nutricionais que podem levantar seu ânimo até mesmo para, quem sabe, voltar para o treino.

Conheça os 10 melhores na categoria “melhorar o humor”.

 

1. Carne de aves

Aves como frango e peru contêm aminoácidos como o tritofan, que te ajuda a manter ou recuperar o bom humor e a tirosina, que é eficaz em equilibrar os níveis de stress, além de alicerçar a dopamina e a norepinefrina, neurotransmissores responsáveis por manter seu humor sob controle.

 

2. Espinafre

Popeye estava certo. O ácido fólico do espinafre reduz a fadiga e alivia a depressão. As folhas também contém níveis elevados de magnésio, essencial para a manutenção de níveis adequados de serotonina.

 

3. Ostras e vongoles

Vongoles são cheios de vitamina B12, baixos níveis dessa vitamina podem levar à depressão, pois o cérebro precisa da B12 para fazer dopamina e serotonina. Ostras, por sua vez, são ricas em zinco, outro antidepressivo natural.

 

4. Romã

O suco desta fruta cheia de sementes reduziu a pressão arterial, ansiedade e depressão em participantes de um estudo que beberam um copo de todos os dias, durante 2 semanas.

 

5. Rabanetes

Eles parecem amargos, mas te deixam bem doce. Isso porque estimulam a produção de norepinefrina e serotonina.

 

6. Shitake

As quantidades de selênio e magnésio contidas nesse cogumelo ajudam a manter seu bom humor – e não só pelo seu sabor delicioso.

 

7. Pêssegos

Ricos em vitamina B6, que ajuda a afastar a depressão em idosos, além de betacaroteno, , luteína, zeaxantina, que em altos níveis aumentam a sensação de bom humor.

 

8. Mel

Contém campferol e quercetina, substâncias químicas que reduzem a inflamação no cérebro e evitam a depressão. O mel também tem tem muito menos impacto no seu nível de glicose no sangue, o que significa que você não terá um pico que pode deixar você cansado e deprimido.

9. Coco

Além de delicioso, é rico em triglicerídeos, tipo de gordura que te ajuda a manter o bom humor.

 

10. Massas

Carboidratos ajudam a melhorar seu humor mesmo, pois liberam energia lentamente, enquanto, simultaneamente, nos dão a sensação de saciedade.. Além disso, a massa é cheia de proteína que contém dois aminoácidos importantes – L-fenilalanina e triptofano, que liberam endorfinas e ajudam a elevar o nosso humor. Mas, não se esqueça, as massas integrais ainda são a melhor opção.

 

Chocolate, o hors concours

10 de cada 10 mulheres chamam o seu nome nas horas de estresse, TPM, tristeza ou raiva: o chocolate. Isso porque além de ser absolutamente perfeito para o nosso paladar, é rico em polifenóis que realmente dão a sensação de conforto e bom humor.

 

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