Saúde

Horário de verão: acerte seu relógio biológico

19 de outubro de 2015
Horário de verão: acerte seu relógio biológico

Acertar só os relógios não é suficiente, é preciso ajustar o organismo à nova rotina

 

Idealmente, deveríamos trazer o nosso relógio biológico aos poucos para o novo horário, de 5 a 10 minutos diariamente. Como isso não acontece, são comuns as queixas de cansaço e mau humor, relacionados ao horário de verão.

A Dra. Angela Beatriz Lana, ensina a organizar o relógio biológico durante o Horário de Verão. Ao adiantar uma hora em nossa rotina diária abruptamente, forçamos o nosso relógio hormonal a mudar o seu funcionamento também. Este relógio também precisa de umas duas semanas para se reorganizar. O resultado disso é que na maioria das vezes, queremos ir para cama no horário que estamos acostumados, mas temos que acordar uma hora antes para iniciar o dia.

As pessoas que menos sofrem com a mudança de horário, são as que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo.

Essa adaptação pode começar no próprio fim de semana do adiantamento de horário.

 

Veja algumas dicas para adaptar-se com mais suavidade:

 

  • – Evite abusos alimentares e de bebida alcoólica nos primeiros dias.
  • – Durma um pouco mais cedo no sábado e no domingo, tirar cochilos. Isso se chama reserva de sono e vai ajudar na semana que vai iniciar.
  • – Evite cafeína e bebidas energéticas à noite. Usadas para ajudar a combater o cansaço, podem impedir a mais adaptação do nosso relógio biológico.
  • – Não deixe de fazer o exercício físico habitual porque esta se sentindo mais cansado
  • – Tente fazer cochilos rápidos de 15 a 20 min após o almoço.

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