Saúde

Quanto sódio você consome diariamente?

19 de outubro de 2015
Quanto sódio você consome diariamente?

Conheça a porcentagem de sódio em alguns dos alimentos mais populares na dieta do brasileiro

O brasileiro consume 2,5 vezes mais sódio do que a quantidade saudável recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O exagero na ingestão de sódio – que vai além do sal – pode causar mais do que hipertensão e problemas cardiovasculares e pode causar cálculos renais que levam à insuficiência renal, aumenta as chances do aparecimento de doenças autoimunes, agrava a osteoporose, afeta o paladar e acelera o envelhecimento.

Conheça a porcentagem de sódio presente em alguns alimentos muito presentes no nosso cotidiano e sua proporção de sódio em relação ao necessário por uma pessoa de 20 a 50 anos, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Pães e salgados: São os piores e são curingas da mesa do brasileiro. Concentram 7,2% do sódio necessário para todo o dia.

Embutidos: Uma porção de alimentos como salames, presuntos e até mesmo o pseudossaudável peito de peru equivalem a 5,5% do sódio necessário para uma pessoa adulta durante o dia.

Pizza: 5% do sódio necessário por fatia.

Carnes empanadas: Representam 4,5% do valor diário.

Sopas industrializadas: Nas sopas a concentração pode chegar a 4,2%.

Queijos: O sódio do queijo concentra 3,9%. Queijos concentram quase 4% do sódio recomendado diariamente.

Bolinho de carne: Dependendo da mistura feita, como aquelas com creme de cebola e temperos em pó, eles podem concentrar até 3,5% do percentual diário de sódio.

Massa com molhos: Pratos de massas com molhos condimentados possuem 3,4% do percentual diário.

Salgadinhos: Nesses alimentos a concentração de sódio é de até 2,8% do total necessário em um dia.

Refrigerantes diet: apesar de muitas dietas permitirem seu consumo, podem chegar a 18mg de sódio por 200ml. Dois copos podem equivaler a 2% do total diário.

Curta nossa página

Siga no Pinterest