Saúde

Uma semana sem exercícios já faz diferença para o corpo

22 de outubro de 2015
Uma semana sem exercícios já faz diferença para o corpo

Parece pouco, mas o organismo tente a se acostumar com as atividades físicas e “sente falta”

 

É muito importante praticar algum tipo de exercício físico para deixar o organismo saudável. Tanto os exercícios aeróbicos como corrida, caminhada, ciclismo, aulas de spinning, jump e os anaeróbicos como pilates, musculação e ginástica funcional geram benefícios para diversos sistemas, tais como: musculoesquelético, cardiopulmonar, circulatório, endocrinológico, além do ciclo do sono.

Mas algumas pessoas não conseguem manter a rotina de treinos e exercícios, por isso, acabam desistindo e ficando alguns períodos sem praticar nenhum tipo de esportes. Mas isso acaba sendo muito prejudicial à saúde, pois, o organismo sai do ritmo bem rápido.

Se considerarmos um treinamento três vezes por semana em um período de 60 a 90 minutos, em até 10 dias sem a prática de exercícios algumas mudanças começam a acontecer. “Com esta pausa já inicia repercussões nos músculos e principalmente nos tendões. Em algumas pessoas já ocorre encurtamento da musculatura e dos tendões e exige um retorno a atividade com maior atenção no alongamento, menor intensidade no exercício aeróbico e menor carga na musculação”, afirma o ortopedista Dr. Artur da Fonseca.

Mas para quem já estava preocupado, o Dr. Artur garante que o organismo humano tem uma ótima memória e o condicionamento físico volta com facilidade assim que a pessoa retomar a atividade física, então não é preciso entrar em pânico se passar uma semana doente.

No entanto, é importante levar em conta que a pessoa não deve desistir nos primeiros seis meses de treinamento e nem abandonar com frequência as atividades físicas. Pois, senão, o corpo não se acostuma e não consegue manter um ritmo de condicionamento físico.

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