Saúde

Mais 5 mitos e verdades sobre o câncer de mama

22 de outubro de 2015
Mais 5 mitos e verdades sobre o câncer de mama

Informe-se sobre a doença para uma melhor prevenção e para acabar com medos infundados

No mês de outubro, celebramos a conscientização em relação a uma das doenças que mais mata mulheres no mundo, o câncer de mama. Mas existem muitas ideias pré concebidas que não necessariamente refletem a verdade sobre a doença, mas causam medo e insegurança.

O professor adjunto da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Felipe Zerwes, esclarece alguns desses mitos.

 

1. Dor na mama significa câncer?

MITO. Um grande número de pacientes, ao sentir dor na mama, logo acredita estar relacionada ao câncer, quando, na verdade, o câncer de mama na maioria dos casos é indolor.

2. O perfil genômico (Symphony) auxilia a identificar qual o melhor tratamento do câncer de mama?

VERDADE. O estudo do perfil genômico da doença permite conhecer melhor o grau de agressividade do tumor, possibilitando uma escolha de tratamento mais apropriada para cada caso. É a chamada ’individualização do tratamento’.

3. Todo câncer de mama precisa ser tratado com quimioterapia?

MITO. O perfil genômico indica se a mulher com câncer precisa de quimioterapia, a partir de análise do subtipo de tumor. Caso seja de baixo risco, há possibilidade de exclusão do procedimento que, além da queda de cabelo, acarreta efeitos colaterais diversos, que podem até levar a paciente à internação.

4. Todo nódulo pode ser caracterizado como tumor?

VERDADE. Tumor é um termo geral que caracteriza uma nodulação. Existem tumores benignos e tumores malignos. O câncer é um tumor maligno. A maioria dos tumores (ou nódulos) é benigna.

5. Há um procedimento diferente para as mulheres que têm prótese nos exames preventivos?

VERDADE. A paciente portadora de implantes de silicone realiza uma técnica especial durante a mamografia, denominada manobra de Eklund, para melhor visualização da mama.

Curta nossa página

Siga no Pinterest