Movimento

Atividade física ajuda a combater e prevenir o câncer

Atualizado em 21 de maio de 2019
Atividade física ajuda a combater e prevenir o câncer

Estudos mostram que a prática de atividades física previne 19% dos casos de câncer

A prática de atividade física regularmente é benéfica e está associada à prevenção de diferentes doenças como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão entre outras tantas. No entanto, pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Associação Americana do Câncer (ACS – American CancerSociety) mostram que a prática de exercícios também auxilia no tratamento e na prevenção do câncer.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF) * concluiu que evitar a obesidade através de exercícios físicos e alimentação saudável pode prevenir 19% dos casos de câncer (quando tratamos dos canceres em geral). E segundo a ACS os exercícios físicos previnem a incidência do câncer de próstata, por exemplo, em até 40%.

Dr. Otávio Martucci, oncologista da clínica Oncocamp de Campinas.explica que um estudo da Harvard nos Estados Unidos analisou a prática de atividades físicas em 2.686 pacientes e de acordo com os primeiros resultados, as pessoas que caminhavam mais de quatro horas por semana apresentaram redução de 23% do risco de morte em relação aos que fizeram somente 20 minutos. E no caso de exercícios mais intensos a redução pode chegar a 35%.

“Durante o tratamento, com a liberação do oncologista claro, o paciente pode e deve praticar atividades. A quimioterapia leva à fadiga e à perda de massa óssea eos exercícios ajudam a melhorar essas condições”, explica Tiago Martinelli, fisioterapeuta e educador físico da Oncocamp.

De acordo com Martinelli a perda de massa magra, o aumento de gordura corporal, a diminuição de força e da densidade mineral óssea é comum durante o tratamento de câncer, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e a chamada síndrome metabólica. “Os exercícios auxiliam a minimizar os efeitos colaterais do tratamento de câncer, isso traz uma qualidade de vida melhor para o paciente”, define o fisioterapeuta.

Dr. Martucci também salienta que a prática de exercícios é importante para o paciente de câncer durante o tratamento e para a prevenção do câncer, uma vez que a obesidade é um dos fatores de risco, mas a maneira mais eficaz de se prevenir a doença ainda é realizar os exames preventivos regularmente. “As visitas regulares ao médico, no caso das mulheres para a prevenção do câncer de mama e dos homens, do câncer de próstata, não pode ser substituída pela prática de exercícios, é necessário a realização das visitas e dos exames preventivos”, reforça.

Leia Também

Será que eu estou na perimenopausa? Conheça os sinais

Será que eu estou na perimenopausa? Conheça os sinais

20 minutos contra o sedentarismo

20 minutos contra o sedentarismo

10 motivos para ir trabalhar pedalando

10 motivos para ir trabalhar pedalando

5 dicas para combater o colesterol com novos hábitos

5 dicas para combater o colesterol com novos hábitos

O que os exercícios fazem no seu corpo?

O que os exercícios fazem no seu corpo?

Curta nossa página

Siga no Pinterest