Saúde

6 dicas para curtir o carnaval sem extrapolar o seu orçamento

28 de fevereiro de 2019
6 dicas para curtir o carnaval sem extrapolar o seu orçamento

Carnaval é festa, diversão, viagem e, às vezes, limite do cartão de crédito estourado, mas não precisa ser

Quem ama Carnaval espera o ano todo por essa festa, investe em fantasias, maquiagem, glitter e destinos para curtir a folia no melhor estilo.

O problema é que muitas vezes a empolgação sai de controle e compromete uma parte do orçamento pessoal que prejudica demais a vida pós-folia.

Pensando nisso, o educador financeiro Reinando Domingos reuniu algumas dicas para você curtir sem se endividar.

  1. Viaje, mas não na maionese – Domingos explica que uma viagem de Carnaval precisa ser planejada e pesquisada para não estourar o seu planejamento financeiro. Ele recomenda que se leve cerca de 30% do valor total da viagem como reserva para os gastos extras. Assim, mesmo o gasto a mais estará dentro do previsto.
  2. Não se esqueça do pós-Carnaval – A vida continua depois da quarta de cinzas, por isso é importante que você considere também as despesas pós-carnaval, como o cartão de crédito.
  3. Fantasias – A fantasia é uma das partes mais divertidas do Carnaval, mas não precisa ser uma fonte de gastos desnecessários. Você pode reformar uma fantasia antiga, pegar emprestada de um amigo ou usar a criatividade com a ajuda dos tutoriais da internet. E lembre-se, quanto mais perto do Carnaval você comprar a sua fantasia, mais cara ela fica.
  4. Fique de olho nas bebidas e alimentação – Carnaval costuma ser época de exageros, especialmente na bebida alcoólica e nas comidas pouco saudáveis. Isso não só prejudica a sua saúde física, mas pode ser muito danoso para o seu bolso. Busque ofertas e promoções, leve sua própria bebida e um petisco para o bloquinho, praia ou trio. Comprar do ambulante pode quadruplicar os preços.
  5. Inadimplente: cuidado dobrado – Se você já está “com a corda no pescoço”, procure não fazer novas dívidas deixando-se levar pelo espírito descontraído da festa.
  6. Curta com responsabilidade – Parabéns a quem poupou e planejou o carnaval com antecedência. Use essa experiência para não extrapolar a meta de gastos estabelecida. Caso tenha separado uma verba para todo o feriado, pode ser interessante dividir pelo número de dias para limitar o gasto diário.

Curta nossa página

Siga no Pinterest