Alimentação

Ressaca: aprenda a curar e veja dicas para evitar

3 de março de 2019
Ressaca: aprenda a curar e veja dicas para evitar

A ressaca pode ser inimiga da folia nesse Carnaval, mas com os cuidados certos ela não vai te pegar

No dia em que for beber:

Nunca beba com o estômago vazio – laticínios como leite e iogurte, são excelentes para o estômago, então se você não vai comer à noite, tome um iogurte natural com banana, uma tigela de cereal com leite ou um pouco de queijo antes da farra.Durante a noite, evite salgadinhos, como amendoim e batatas fritas que dão sede e podem te fazer beber mais.

Limite as bebidas alcoólicas efervescentes –sim, elas “sobem” mais. As bolhas aceleram a absorção de álcool, portanto fique de olho no número de taças de vinho espumante, coquetéis com gás e champanhe.

Evite bebidas mais escuras –especialmente os chamados ‘spirits’, como conhaque ou uísque, têm um nível mais alto de compostos chamados congêneres, que são formados durante o processo de fermentação e destilaçãoe pioram a sua ressaca pior – por isso, atenha-se as bebidas mais claras.

Antes acabar a noite, afaste a ressaca – para isso, beba bastante água no caminho de volta ou enquanto espera pelo seu transporte ou carona.

Na manhã seguinte

A ressaca não se cura se você continuar bebendo– não importa o que digam, mais álcool não é a solução, dê um tempo ao seu corpo.

Agora você precisa de mais do que apenas água – um isotônico ou bebida esportiva ajudará a restaurar seus níveis de hidratação. Um isotônico excelente é o famoso soro caseiro: duas colheres de açúcar e uma de sal em um copo de água. Isso ajuda a repor os açúcares e sais minerais perdidos.

Limite a cafeína –a cafeína parece a solução óbvia, mas beber muitas xícaras de chá ou café só vai piorar a desidratação – então limite-se uma xícara de chá até se sentir bem novamente.

Invista em um café da manhã nutritivo – é a melhor maneira de substituir as vitaminas e minerais que seu corpo perderá ao trabalhar duro para processar o álcool. Se você não puder encarar a comida, uma tigela de cereal matinal fortificada com ácido fólico e ferro deve ajudar a corrigir alguns dos danos e elevar seus níveis de energia. Alternativamente, se o seu estômago estiver pronto, opte por alimentos integrais ricos em vitamina B, como um pedaço de torrada integral com um ovo mexido e um copo de suco de laranja.

Evite aspirina ou ibuprofeno– você pode pensar que eles vão resolver sua dor cabeça, mas eles só vão irritar ainda mais seu estômago.

Resista aos seus desejos de doces– bebidas e alimentos açucarados só aumentam os níveis já desequilibrados de açúcar no sangue. Em vez disso, satisfaça sua dose de açúcar naturalmente, escolhendo frutas frescas ou uma vitamina de frutas e iogurte.

Fonte: BBC Foods

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