Alimentação

3 dicas de alimentação para manter o pique no Carnaval

Atualizado em 27 de fevereiro de 2019
3 dicas de alimentação para manter o pique no Carnaval

Boa alimentação ajuda a garantir a saúde de quem não quer perder um segundo de folia

O esporte mais árduo do nosso país é o Carnaval. No Brasil, as festividades do carnaval são consideradas verdadeiras maratonas. Trios elétricos, desfiles e blocos de rua fazem parte da diversão de muitos foliões. Com tanta alegria, muitas pessoas deixam de se alimentar bem, o que pode acabar com a diversão mais cedo. A nutricionista e professora da Unopar, Aline Menezes Tibúrcio, explica que cuidar da alimentação é fundamental para aproveitar bem a festa.

De acordo com a especialista, o ideal é optar por refeições leves para repor a energia mental e dos músculos, além de consumir bebidas naturais como água de coco e água mineral para auxiliar na hidratação. “Em caso de transpiração excessiva, há perda de minerais. Por isto, diante de qualquer sinal de sede, é importante beber muito líquido, já que se trata de um alerta de que o corpo está começando a se desidratar”.

Para garantir a disposição durante a festa e prevenir desconfortos, é importante evitar a ingestão de alimentos gordurosos, calóricos e aqueles que estimulam a formação de gases no intestino. Os foliões devem preferir os alimentos ricos em vitaminas e fibras como frutas e cereais integrais, e procurar se alimentar de três em três horas, visando manter o corpo alimentado.

Ela lembra ainda a importância de desintoxicar o organismo após o carnaval, consumindo frutas como: laranja, limão, acerola, kiwi, manga e tomate, que possuem VITAMINA C e também são antioxidantes. Alimentos integrais como arroz e hambúrguer grelhado de quinoa e leguminosas como lentilha, ervilha e grão de bico também são aliados. O consumo de sucos orgânicos também ajuda a repor energia e combater o desgaste físico.

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