Saúde

14 cuidados para manter uma pele linda e saudável

Atualizado em 4 de junho de 2019
14 cuidados para manter uma pele linda e saudável

Ter uma pele linda pode ser mais simples do que você imagina, basta tomar os cuidados certos durante todo o ano

Todo mundo conhece pelo menos uma mulher com uma pele aparentemente perfeita. Mas qual é a mágica? Uma rotina de cuidados simples pode ser o começo e você também pode ter uma pele linda e viçosa com essas dicas.

1 – Usar o limpador correto para seu tipo de pele.

Para pele oleosa ou com tendência a acne, um gel salicílico ou uma lavagem com peróxido de benzoíla funciona muito bem. Para a pele madura e seca, use um limpador hidratante ou leitoso. Para pele com manchas marrons ou melasma, use um limpador clareador, como os que usam alfa-hidroxiácido

2 – Beber os líquidos certos.

Embora seja tentador tomar um café no momento em que você acorda, escolher as bebidas certas pode ser um divisor de águas. Uma boa dose de clorofila todas as manhãs pode clarear, oxigenar e hidratar a pele. Também ajuda a drenar o inchaço, estimulando o sistema linfático, por isso também é bom para a celulite. Você pode fazer isso com suplementos de clorofila ou sucos verdes com muitos vegetais.

3 – Manter uma dieta saudável.

Sua pele tem uma barreira natural para reter a umidade, e essencial para isso é o ácido graxo ômega-3. Sementes de linhaça em sua salada ou mesmo nozes serão um impulso imediato para o seu ômega-3, aumentando assim a capacidade da sua pele para manter a hidratação. E não se esqueça de comer uma dieta baixa em alimentos com alto índice glicêmico (carboidratos simples e complexos).

4 – Hidratar todos os dias e noites

Os melhores momentos para hidratar a pele são logo após você sair do banho e antes de ir para a cama. Evite loções com fragrâncias pesadas e certifique-se de encontrar um hidratante suave o suficiente para uso diário com zero de irritação.

5 – Seus dedos nunca tocam seu rosto

Isso parece frívolo, mas é muito importante. As mãos não apenas espalham bactérias e causam erupções – mas isso pode levar a cicatrizes, aumento de rugas e até mesmo causar uma gripe.

6 – Não usar muitos produtos.

Usar mais de um ou dois de uma só vez é mais prejudicial do que bom. Pode ser duro para a pele, resultando em mais irritação e poros entupidos.

7 – Usar protetor solar 365 dias por ano – faça chuva ou faça sol

Muitas pessoas sentem que só precisam se proteger em dias ensolarados ou quando vão para a praia. Mas a verdade é que precisamos proteger nossa pele mesmo quando estamos dirigindo, trabalhando ou andando na chuva. É a exposição diária aos raios UV que contribui para os sinais visíveis de envelhecimento. Que tipo de filtro solar é melhor? Escolha um protetor solar de amplo espectro com um FPS de 30 ou mais – e lembre-se de que ele precisa ser reaplicado a cada 2 horas.

8 – Hidratar-se, de todas as maneiras possíveis

Todos os especialistas em pele enfatizam a importância da hidratação, dos cremes à ingestão. A falta de água significa menos brilho e mais inchaço. Beba em torno de oito copos de água por dia.

9 – Evitar a exposição direta ao calor

Não fique tome cuidado apenas com o sol – ficar muito perto de aquecedores e outras fontes de calor, como uma churrasqueira, também pode causar estragos em sua pele.Isso causa inflamação e colapso do colágeno da pele.

10 – Esfoliar algumas vezes por semana

Nós perdemos 50 milhões de células da pele por dia e elas podem ficar acumuladas sem a limpeza correta. Para fazer isso, você deve escolher um produto com pH neutro para não ressecar ao esfoliá-la. E pare na pele do rosto – a pele do corpo também precisa de esfoliação.

11 – As vitaminas estão em todos os lugares

Uma dieta equilibrada é importante, mas há mais de uma maneira de dar vitaminas à sua pele. Há também antioxidantes tópicos, que são soros e cremes que contêm ingredientes que nutrem a pele. Estes produtos podem realmente ajudar a reparar a pele dos danos do sol e eles também têm propriedades de protetor solar natural.

12 – Limpar seus pincéis de maquiagem regularmente.

Para combater infecções e poros entupidos, recomenda lave os pincéis de base uma vez por semana. Para pincéis que você usa ao redor dos olhos, lave duas vezes por mês, e para qualquer outro pincel, uma vez por mês.

Coloque uma gota de xampu neutro na palma da sua mão. Molhe as cerdas com água morna. Em seguida, massageie as cerdas em sua palma para distribuir o xampu no pincel. Evite molhar a parte metálica da escova ou a base dos pelos da escova porque a cola pode amolecer e as cerdas podem cair. Lave com shampoo e esprema a água com uma toalha. Coloque as escovas de lado com as cerdas penduradas na borda de um balcão ou mesa para secar.

13 – Proteção não para no filtro solar

Estamos falando de maquiagem SPF, óculos escuros e chapéus. Prevenir danos causados pelo sol é um milhão de vezes melhor para a sua pele do que tratar após o dano.

14 – Dormir bem

Não se trata apenas de ficar oito horas por noite na cama. A pele também se beneficiará do uso regular de fronhas limpas.

Leia Também

Cuide bem da sua pele tatuada

Cuide bem da sua pele tatuada

Cuide da pele por meio da alimentação

Cuide da pele por meio da alimentação

Sua pele precisa de cuidado integral no inverno

Sua pele precisa de cuidado integral no inverno

Bacne: aprenda a tratar espinhas nas costas

Bacne: aprenda a tratar espinhas nas costas

5 truques para manter a pele do pescoço sempre jovem

5 truques para manter a pele do pescoço sempre jovem

Curta nossa página

Siga no Pinterest