Saúde

9 maneiras que o cigarro prejudica a saúde e beleza da pele

Atualizado em 6 de junho de 2019
9 maneiras que o cigarro prejudica a saúde e beleza da pele

Fumar acaba com a saúde da pele e a boa aparência em todo o corpo, além de causar doenças de pele além do câncer

Quando alguém menciona que o tabagismo afeta sua pele, qual é a primeira coisa que vem à mente? A maioria de nós provavelmente pensa em rugas e com boas razões. Algumas das toxinas da fumaça do cigarro danificam o colágeno e a elastina, que são componentes fibrosos da pele que a mantêm firme e flexível. Esse dano acelera o envelhecimento da pele, tornando os fumantes mais propensos a rugas no rosto e no corpo.

A influência do tabaco sobre a saúde de nossa pele é tamanha que, segundo pesquisa realizada Santa Casa de São Paulo, as rugas em fumantes são 38% mais evidentes do que em não fumantes, sendo então o cigarro ainda mais prejudicial para a pele do que a exposição solar prolongada sem proteção. “Além dos aspectos estéticos, o cigarro também é um fator de risco para certos tipos de câncer de pele, visto que provoca mutações no DNA das células que compõe o tecido cutâneo”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

A fumaça do cigarro também prejudica a pele de outras maneiras que afetam a aparência e colocam a vida do fumante em risco.

1 – Envelhecimento precoce da pele

As “rugas do fumante” são aquelas verticais ao redor da boca, que surgem a partir dos lábios franzidos para tragar o cigarro repetidas vezes.

Os pés de galinha são um tipo comum de enrugamento que se desenvolve nas bordas externas dos olhos. Para os fumantes, esse dano geralmente começa muito mais cedo do que para outras pessoas, que ficam com os pés de galinha à medida que envelhecem.

Como mencionado acima, o dano à produção de colágeno e elastina é um grande fator no envelhecimento prematuro da pele, mas a constrição vascular causada pelo fumo desempenha um papel também. Vasos sanguíneos constritos inibem o fluxo sanguíneo e o oxigénio de atingir as células da pele, promovendo também o envelhecimento da pele.

2 – Pele flácida

Danos na pele relacionados ao fumo podem causar flacidez da pele em outras partes do corpo. Em particular, os seios e os braços são frequentemente afectados pela perda de elasticidade da pele devido ao fumo.

3 – Câncer de pele

Como não poderia deixar de ser, se você fuma, suas chances de desenvolver carcinoma de células escamosas podem ser até 52% mais altas do que se você não fumou. O Carcinoma de Células Escamosas é a segunda forma mais comum de câncer de pele e muitas vezes aparece nos lábios dos fumantes.

Os pesquisadores suspeitam que o risco aumentado vem de um sistema imunológico reduzido devido às toxinas da fumaça do cigarro.Fumar não é um fator de risco conhecido para a forma mais comum de câncer de pele, o carcinoma basocelular.

4 – Psoríase

A psoríase é uma condição da pele que produz manchas escamosas vermelhas e com comichão. O estresse pode trazê-lo, mas fumar também é um fator de risco.

Os médicos acham que a ligação entre a doença e o tabagismo pode ser a nicotina nos cigarros. A nicotina afeta o sistema imunológico, a inflamação da pele e o crescimento das células da pele, fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da psoríase.

Fumar praticamente dobra o risco de uma pessoa desenvolver psoríase, com o risco subir dependendo do número de cigarros fumados.As mulheres que fumam 20 ou mais cigarros por dia têm duas vezes e meia mais probabilidade de contrair psoríase do que os não fumantes. Para os homens, o risco é pouco mais de uma vez e meia o dos não-fumantes.

Os fumantes são mais propensos a uma forma de psoríase chamada pustulose palmoplantar.A especulação de que técnicas de enfrentamento de estresse empregadas por fumantes (cigarros) pode colocar os fumantes em risco adicional de desenvolver psoríase.

5 – Cicatrização de feridas

A constrição vascular causada por toxinas na fumaça do cigarro tem um efeito negativo na cicatrização de feridas. A falta de fluxo sanguíneo diminui a capacidade do corpo de se reparar.

A maioria dos médicos recomenda fortemente, ou até mesmo exige que os pacientes fumantes parem antes de um procedimento cirúrgico por causa do impacto que as toxinas do cigarro causam na cicatrização.

Fumar também aumenta o risco de infecção da ferida, falha do enxerto de pele, morte do tecido e formação de coágulos sanguíneos.

Cicatrizes tendem a ser mais pronunciadas também, e há evidências de que fumar pode aumentar o risco de esticar marcas, que também são uma forma de cicatrização geralmente causada pelo rápido ganho de peso.

6 – Acne inversa

Hidradenite supurativa, mais comumente conhecida como acne inversa, é uma doença inflamatória da pele relativamente comum que afeta pessoas em áreas do corpo onde a pele sofre fricção com outras partes da pele, como axilas, virilha e sob os seios nas mulheres.

Freqüentemente diagnosticada erroneamente, a acne inversa causa nódulos que se assemelham à acne e criam pus. A condição é dolorosa e pode durar meses ou até anos.O tabagismo é um fator de risco para acne inversa.

7 – Vasculite

Fumantes correm um risco maior de doença de Buerger, uma forma de vasculite. Todos os tipos de vasculite envolvem vasos sanguíneos inflamados em alguma parte do corpo.A doença de Buerger afeta o fluxo sanguíneo nas mãos e pés. Os vasos sanguíneos nessas áreas ficam constritos ou bloqueados, resultando em dor e dano tecidual.

Casos extremos da doença de Buerger podem levar a úlceras na pele dos dedos das mãos e dos pés. Em última análise, gangrena (morte do tecido) e perda do apêndice podem ocorrer.

8 – Telangiectasia

A telangiectasia é uma condição na qual pequenos vasos sanguíneos do corpo se dilatam ou se dilatam, causando danos às paredes dos capilares. Eles podem acontecer em qualquer lugar, mas são mais visíveis perto da superfície da pele, onde você pode ver manchas roxas permanentes ou traços de veias (também conhecidas como veias de aranha).

Fumar é um fator de risco para a telangiectasia. A nicotina no tabaco contrai os vasos sanguíneos, e essa ação pode causar danos que levam a essa condição.

9 – Manchas na pele

O tom de pele dos fumantes pode ser irregular, tendendo a um tom laranja ou cinza. A falta de oxigênio nas células da pele, sem dúvida, desempenha um papel no motivo pelo qual isso ocorre, juntamente com os efeitos negativos de vários outros produtos químicos no tabaco.

A fumaça do cigarro é carregada com mais de 7000 produtos químicos, incluindo 250 que são venenosos e 70 que causam câncer.

Anos de tabagismo podem levar a um amarelecimento da pele dos dedos que seguram os cigarros devido à nicotina e a outras toxinas presentes nos cigarros comumente chamados de alcatrão.

Este tipo de coloração é quase impossível de remover com sabão e água. A única maneira de realmente se livrar dele é evitar segurar os cigarros (pare de fumar!).

Dá para recuperar a aparência da pele?

A má notícia é que as alterações causadas pelo cigarro são, geralmente, irreversíveis. Mas parar de fumar evita que novos danos sejam causados. Além disso, é possível melhorar a qualidade da pele danificada pelo tabagismo através de cuidados diários com o tecido e a realização de tratamentos dermatológicos. “Em casa, o ex-fumante pode fazer uso de cosméticos hidratantes, antioxidantes e anti-idade formulados com ativos que colaborem para o rejuvenescimento e melhora da saúde da pele, como ácido retinóico, ácido hialurônico, Alistin, Hyaxel e vitamina C. O paciente também deve fazer uso de nutracêuticos para restabelecer a saúde da pele e ajudar na formação de colágeno de boa qualidade.

Leia Também

Cuide bem da sua pele tatuada

Cuide bem da sua pele tatuada

Cuide da pele por meio da alimentação

Cuide da pele por meio da alimentação

Sua pele precisa de cuidado integral no inverno

Sua pele precisa de cuidado integral no inverno

Bacne: aprenda a tratar espinhas nas costas

Bacne: aprenda a tratar espinhas nas costas

5 truques para manter a pele do pescoço sempre jovem

5 truques para manter a pele do pescoço sempre jovem

Curta nossa página

Siga no Pinterest