Saúde

Sono e postura: como manter a saúde da coluna na hora de dormir

Atualizado em 26 de setembro de 2019
Sono e postura: como manter a saúde da coluna na hora de dormir

Uma boa postura, o travesseiro adequado e hábitos saudáveis fazem a diferença na hora de dormir bem

Dormir é essencial para toda a boa saúde do nosso corpo, desde as funções metabólicas até os processos mentais. A verdade é que quem não dorme bem, também não consegue viver bem. As horas de sono são um período de restauração do corpo e de anexação cerebral de informações vividas no dia anterior.

Diversas pesquisas já mostram que quem dorme pouco ou mal, corre maior risco de sofrer com diversas doenças.O sono desempenha um papel importante na sua saúde física. Por exemplo, o sono está envolvido na cura e reparação do seu coração e vasos sanguíneos. A deficiência de sono em curso está associada a um risco aumentado de doença cardíaca, doença renal, hipertensão arterial, diabetes e acidente vascular cerebral. Além disso, a falta do sono gera aquele cansaço no dia seguinte e muita irritabilidade.

Efeitos do sono

O sono ruim também está fortemente ligado ao ganho de peso. Pessoas com baixa duração do sono tendem a pesar significativamente mais do que aquelas que dormem adequadamente .

De fato, a curta duração do sono é um dos mais fortes fatores de risco para a obesidade. Em um extenso estudo de revisão, crianças e adultos com baixa duração do sono foram 89% e 55% mais propensos a se tornarem obesos.

Acredita-se que o efeito do sono sobre o ganho de peso seja mediado por numerosos fatores, incluindo hormônios e motivação para o exercício.
Se você está tentando perder peso, obter um sono de qualidade é absolutamente crucial.

Passamos um terço do nosso dia dormindo, em média. Como é uma atividade (sim uma atividade, o sono é fundamental para sua saúde, o cérebro trabalha duro enquanto você dorme) que ocupa tanto tempo do nosso dia, não se pode tirar a importância do sono.

Para dormir bem e acordar descansado, é necessário que o corpo esteja na postura correta, com coluna alinhada. Caso isso não aconteça, o dia seguinte pode ter um torcicolo como resultado entre outros tipos de desconfortos que te acompanharão e nem o cafezinho da manhã ajudará a salvar o dia.

Mas qual é a melhor posição para dormir? De lado é a posição mais indicada, de preferência usando dois travesseiros: um para a cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço; e outro travesseiro entre os joelhos semiflexionados.

Para quem dorme de barriga para cima, é melhor usar um travesseiro baixo ou médio para apoiar a cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, para não hiperflexionar o pescoço. Outro travesseiro deve ser colocado entre os joelhos semiflexionados para que possam descansar.

Travesseiro: vilão ou mocinho do bom sono?

Uma parte muito importante do bom sono é o travesseiro. Ele pode ser responsável por um sono confortável e acolhedor, mas também por dores na região do pescoço, torcicolos, dores de cabeça e formigamentos dos braços e mãos. Por isso, uma dúvida comum entre as pessoas é: “qual o travesseiro que eu devo comprar para ter um bom sono?”

Não existe o melhor travesseiro para todo mundo e sim o travesseiro que mais se adequa a cada corpo. Antes de comprar, é importante sentir se o travesseiro é bom para você. Mas também existem algumas dicas para facilitar a hora da compra:

  • Sinta os diferentes tipos de materiais de cada travesseiro.
  • Deite sobre o travesseiro e sinta se a espessura está adequada ao seu tamanho. Lembrando que, o travesseiro de uma criança e de um adulto não é o mesmo, pois o peso da cabeça varia.
  • O travesseiro deve preencher o espaço entre o seu pescoço e o seu ombro. Nem mais alto, nem mais baixo. Fazendo com que sua cabeça permaneça em uma posição normal, seguindo o alinhamento da sua coluna.
  • De tempos em tempos, troque o seu travesseiro. A medida em que usamos, ele vai perdendo a espessura, e ficando mais baixo.

Outros hábitos para dormir melhor

Durma e acorde sempre no mesmo horário – mantenha sempre uma boa regularidade de sono, mesmo aos fins de semana. Com isso, dormir na melhor hora e acordar no horário necessário se torna menos difícil.

Sonecas devem ser curtas – evite cochilos longos e muito tarde, assim você facilita a hora de pegar no sono.

Alimentação – evite fazer refeições muito pesadas à noite, que podem trazer desconforto durante o sono. Evite tomar café no fim da tarde e durante à noite e pare de fumar. Além de melhorar sua qualidade de vida em geral, seu sono agradece.

Exercíciosmanter uma vida ativa é essencial para regular todos os processos do corpo, reduz o estresse e ajuda o corpo a querer apenas descansar quando chegar a noite.

Evite distrações – durma num local escuro e sem barulhos. Não deixe a televisão ligada e não use o celular na cama. O corpo está programado para dar sono quando há pouca luz, e a luz de aparelhos eletrônicos engana bem.E deixe o estresse e as preocupações do lado de fora do quarto.

Fonte: Mais Coluna

Leia Também

A importância de dormir para as crianças

A importância de dormir para as crianças

Dormir mal pode mudar nossa reação à dor

Dormir mal pode mudar nossa reação à dor

Dormir tarde pode causar sobrepeso em adolescentes

Dormir tarde pode causar sobrepeso em adolescentes

Anda dormindo mal? Sua dieta pode desregular sono

Anda dormindo mal? Sua dieta pode desregular sono

Excesso de sono pode ser alerta do corpo

Excesso de sono pode ser alerta do corpo

Curta nossa página

Siga no Pinterest