Saúde

Será que eu estou na perimenopausa? Conheça os sinais

Atualizado em 25 de junho de 2019
Será que eu estou na perimenopausa? Conheça os sinais

O período que antecede a menopausa chega cheio de sinais do corpo, como queda de cabelo. Aprenda a distinguir

A perimenopausa é quando seu corpo produz menos e menos hormônios que controlam seu período – estrogênio e progesterona, ou seja, é o período que antecede a menopausa. A palavra perimenopausa significa “em torno da menopausa” e refere-se ao tempo durante o qual o seu corpo faz a transição natural para a menopausa, marcando o fim dos anos reprodutivos da mulher. A perimenopausa é também chamada de transição menopáusica.

As mulheres começam a perimenopausa em diferentes idades. Você pode notar sinais de progressão para a menopausa, como a irregularidade menstrual, em algum momento dos 40 anos. Mas algumas mulheres notam mudanças já na faixa dos 30 anos.

O nível de estrogênio – o principal hormônio feminino – em seu corpo aumenta e diminui de forma irregular durante a perimenopausa. Seus ciclos menstruais podem alongar ou encurtar, e você pode começar a ter ciclos menstruais em que seus ovários não liberam um óvulo (ovular). Você também pode experimentar sintomas semelhantes à menopausa, como ondas de calor, problemas de sono e secura vaginal. Diversos tratamentos estão disponíveis para ajudar a aliviar esses sintomas.

Depois de passar por 12 meses consecutivos sem menstruação, você chegou oficialmente à menopausa e o período de perimenopausa acabou. Mas como saber se é isso mesmo o que está acontecendo com o seu corpo? Veja os sinais mais comuns:

Alterações no ciclo menstrual

Sua menstruação pode ser muito leve ou intensa, longa ou estranhamente curta. Em alguns meses nem acontecerá. Se você passar mais de 60 dias entre os períodos, poderá estar perto do final da perimenopausa. Pílulas anticoncepcionais de baixa dosagem podem manter sua menstruação mais regular e podem ajudar com outros sintomas também.

Sangramento intenso

Se os seus ciclos são mais intensos, pode ser porque o revestimento do seu útero é mais espesso antes de serdescamado na menstruação. Isso é causado por uma queda no hormônio progesterona. Ele também pode fazer outros problemas, como miomas (crescimentos na parede do seu útero), pior.

Ondas de calor

De repente você fica vermelha e suada por 5 a 10 minutos. Quando essa onda de calor te acorda nas primeiras horas da manhã, são chamados de sudorese noturna. Exercícios de respiração profunda podem ajudar. Você também pode tentar evitar gatilhos – temperaturas quentes, bebidas quentes, comida picante. Você pode tentar adicionar soja à sua dieta, como uma fonte natural de estrogênio. Converse com seu médico sobre medicamentos para sintomas mais acentuados.

Secura vaginal

Porque você tem menos estrogênio, seu tecido vaginal pode ficar mais fino e seco. Isso pode causar coceira, dor e ardência durante o sexo –o que torna tudo menos divertido. Fazer sexo  regularmente pode ajudar a manter esse tecido tonificado e saudável. Converse com seu médico sobre outras opções de medicação.

Problemas do sono

Alterações em seus hormônios e suores noturnos podem causar estragos no seu descanso. Bons hábitos, como um horário regular de sono e um tempo de relaxamento antes de adormecer podem ajudar.

Mudança de humor

Algumas mulheres passam de altos a baixos, durante a perimenopausa, graças, pelo menos em parte, aos seus hormônios mutantes. E pode ser pior se você tiver problemas para dormir. As mulheres que tiveram sintomas graves de TPM podem ter alterações de humor mais graves durante esse período também. Algumas sugestões: Defina prioridades, saia e faça as coisas de que você gosta. Depressão e ansiedade também podem ocorrer durante esse período.

Perda de memória

Alterações em seus hormônios, juntamente com outros sintomas da perimenopausa (alterações de humor e problemas de sono), podem tornar um pouco mais difícil lembrar de coisas. Você pode perder suas chaves com mais frequência, esquecer alguns compromissos ou ter problemas para se concentrar. Provavelmente isso tudo vai melhorar quando você estiver na menopausa.

Perda óssea

Se você está na perimenopausa, seus níveis de estrogênio estão caindo, e isso significa que você pode ter ossos enfraquecidos mais rapidamente. Seu médico pode usar um tipo especial de raio-X para checar. Para ficar o mais forte possível, consuma bastante cálcio e vitamina D, ande ou levante pesos por 20 minutos por dia. Seu médico também pode prescrever medicação.

Queda de cabelo, unhas fracas e pele seca

Seus cabelos e unhas também podem ficar mais fracos e a sua pele ficará muito mais seca. Abuse da hidratação e, em alguns casos mais graves, vá ao médico, que poderá atenuar os sintomas com suplementação.

Incontinência e infecções urinárias

Durante esse período, as mulheres estão mais sujeitas a ter infecções urinárias, bem como a ter alguns episódios de incontinência urinária.

Diminuição da fertilidade

Quando a ovulação se torna irregular, sua capacidade de conceber diminui. No entanto, enquanto você estiver menstruada, a gravidez ainda é possível. Se você deseja evitar a gravidez, use o controle de natalidade até que você não tenha menstruado por 12 meses.

Colesterol alterado

O declínio dos níveis de estrogênio pode levar a mudanças desfavoráveis nos níveis de colesterol no sangue, incluindo um aumento no colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) – o colesterol “ruim” – que contribui para um risco aumentado de doença cardíaca. Ao mesmo tempo, o colesterol “HDL” (lipoproteína de alta densidade) – o colesterol “bom” – diminui em muitas mulheres à medida que envelhecem, o que também aumenta o risco de doenças cardíacas.

Fonte: webMD e Mayo Clinic

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