Alimentação

Comer verduras pode ajudar a evitar a (temida) TPM

Atualizado em 18 de março de 2019
Comer verduras pode ajudar a evitar a (temida) TPM

Mais um motivo para comer seus vegetais e saladas, eles podem te livrar do terror mensal da TPM

Em um estudo realizado por uma equipe da Universidade de Massachusetts e Harvard, constatou-se que as mulheres que comem grandes quantidades de folhas verdes podem ter a incidência de TPM reduzida em até 40%.

A equipe investigou os efeitos do ferro não-heme – o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal, enquanto o ferro heme vem de alimentos de origem animal.

Acredita-se que o ferro, que está envolvido na produção de serotonina, pode ajudar na regulação do humor.

O estudo teve uma duração de 10 anos e avaliou o desenvolvimento da TPM em cerca de 3.000 mulheres. Todos livres de sintomas no inicio do estudo.

Cada uma delas tinha de preencher um questionário de frequência alimentar e no final do estudo de 10 anos, 1.057 mulheres foram diagnosticadas com TPM, enquanto 1.968 permaneceu livre de sintomas.

As mulheres que consumiram o ferro não-heme em suas dietas eram muito menos propensas a desenvolver a síndrome.

Mas antes de correr para encher sua cara com o ferro de folhas verdes, você deve saber que o consumo excessivo de ferro pode causar hemocromatose em algumas pessoas, ou seja, sobrecarga de ferro que pode causar toxicidade orgânica. Em outra forma mais grave, isto pode levar à diabetes, câncer do fígado, insuficiência cardíaca e artrite.

A dose diária recomendada de ferro em mulheres com idade entre 18 e 50 é atualmente de 18 mg por dia.

O ferro não-heme pode ser encontrado em folhas de tom verde escuro, frutas secas, cereais fortificados com ferro, feijão, lentilha, grão de bico, brócolis e feijão verde.

* Com informações do portal Venus.

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