Você sabe o que é índice glicêmico? Entenda

Ultimamente o índice glicêmico é o termo mais popular entre quem quer emagrecer. Mas você sabe o que é isso?

Segundo a nutricionista Dra. Andréa Marim, da Clínica Dra. Michele Haikal, o índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento (carboidrato) alcança a corrente sanguínea controlando a glicemia no sangue, muito importante conhecer este conceito para controle da glicemia no sangue no caso dos diabéticos, para quem está fazendo dieta e também para esportistas.

Leia também: Panqueca de batata doce com recheio de frango

“Quando ingerimos alimentos com carboidratos, como cereais, massa, arroz, batata, frutas, laticínios e legumes, os carboidratos que eles têm entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades, por exemplo, se os alimentos também tiverem fibras ou se tiverem um tipo de carboidrato que se chama complexo, a velocidade é mais lenta e, por isso, se diz que têm um índice glicêmico baixo.”, explica

A nutricionista aponta que os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:

  • Baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;
  • Médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;
  • Alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.

Leia também: Escondidinho de salmão: ômega 3 e baixo índice glicêmico

Os alimentos com baixo índice glicêmico, ao contrário dos que têm elevado índice glicêmico, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento.

“É importante saber que o índice glicêmico varia de acordo com a forma de preparo e a combinação dos alimentos que são consumidos. Se a refeição possuir mais fibras, por exemplo, acarretará na diminuição deste índice”, finaliza.