Uma boa noite de sono pode te ajudar a perder peso

Diversos fatores podem ajudar quem quer evitar ganhar peso. Mas poucas pessoas pensam no mais básico de todos para evitar os quilos a mais: o sono

Não é só alinhar os exercícios físicos a uma boa alimentação que vai garantir que você vai conseguir perder peso. Existem diversos fatores que podem atrapalhar quem quer perder uns quilos na balança. E estudos recentes mostram que a mais básica das necessidades humanas pode estar relacionada diretamente à dificuldade de emagrecer: o sono.

Uma boa noite de descanso ajuda diversos aspectos do organismo. Além de combater infecções, aumenta a imunidade e dá energia para conseguir realizar as tarefas diárias. Para um adulto, o recomendado é ter 7 horas ou mais de sono por noite. Quando não conseguimos descansar tempo suficiente, o corpo fica desregulado, sem energia e produzindo hormônios que podem prejudicar a perda de peso.

É o que um estudo publicado no US National Library of Medicine diz. Segundo os pesquisadores, a má qualidade e pouca duração do sono pode aumentar em até 55% as chances de obesidade em um adulto e 89% em uma criança. Isso acontece porque a privação de sono causa impacto direto em dois hormônios: ghrelin e leptin. O ghrelin é o hormônio liberado pelo estômago para enviar ao cérebro sinais de fome, e fica mais em alta quando estamos de barriga vazia. Enquanto o leptin é um hormônio liberado pelas células de gordura.

Além de afetar a alimentação diretamente por causa desses hormônios, a privação de sono aumenta a produção de cortisol, o hormônio do estresse. O estresse pode ser um grande causador de alimentação exagerada, principalmente de doces, pois eles ajudam a aumentar a serotonina, causando bem-estar. Portanto, dormir bem cuida, não apenas do seu peso, como da sua saúde mental.

Por isso é tão importante cuidar da qualidade do seu sono. Quanto mais descansado você estiver, melhor o seu corpo vai trabalhar e menos você vai sentir necessidade de comer fora de hora, mantendo em dia o seu equilíbrio tanto físico quanto mental todos os dias.