Saúde

Bursite no quadril: saiba o que é e como aliviar

Atualizado em 11 de maio de 2020
Bursite no quadril: saiba o que é e como aliviar

A bursite é uma inflamação que atinge muitas pessoas, especialmente as mulheres. Entenda o que é e como aliviar as dores causadas por ela

Você já ouviu falar de bursite? É o termo médico para a inflamação da bursa, uma bolsa de líquido que fica entre as articulações e funciona para reduzir o atrito entre elas e facilitar o movimento. Quando inflamada, a bursa restringe os movimentos e causa bastante dor, tendo os sintomas muito parecidos com uma tendinite.

Esta doença acomete principalmente mulheres, mas também pode ser desenvolvida por pessoas sedentárias, que ficam muito tempo sentadas em uma mesma posição, corredores e praticantes de exercícios com muito movimento no quadril. Além do quadril, também é possível desenvolver bursite nos ombros, joelhos e cotovelos, pois são articulações muito utilizadas no dia a dia.

Especificamente, a bursite no quadril atinge mais mulheres pela mecânica do movimento do quadril feminino, que é diferente do masculino. Além da bursite, é comum que a dor irradie para toda a extensão ao redor, prejudicando também os tendões e músculos à volta. Portanto é muito importante que ao primeiro sinal de dor seja procurado o médico para dar o diagnóstico correto e fazer o tratamento certo antes de começar qualquer terapia.

Alguns exercícios podem ajudar a aliviar os sintomas causados pela bursite no quadril. Separamos alguns que podem ser feitos em casa e que vão diminuir o incomodo causado pela dor.

Ponte

Deite-se em uma superfície plana e dura de costas com os pés no chão e as pernas curvadas.

Eleve o quadril levemente, formando uma linha reta entre os joelhos e os ombros.

Volte à posição inicial e faça 5 séries de 20 repetições.

Agachamento

Em uma superfície plana, fique de pé, mantendo os pés alinhados aos ombros.

Estique os braços e as mãos para frente.

Mantendo essa posição, contraia o abdômen, inspire o ar e abaixe levemente até que os joelhos se dobrem em um ângulo de 90º.

Volte à posição inicial. Faça 3 séries de 15 repetições.

Flexão nos joelhos

De pé, apoie as mãos na parede, mantendo os pés alinhados com os ombros.

Tomando cuidado para manter a coluna reta, levante uma das pernas em direção aos glúteos.

Volte a posição inicial. Faça 4 séries de 10 repetições em cada perna.

Elevação de lado

Deite-se apoiada no lado direito em uma superfície plana e dura.

Estique o braço direito para dar apoio à cabeça, e apoie o braço esquerdo para ajudar a dar sustentação.

Levante levemente a perna esquerda, com a perna direita ainda apoiada no chão.

Depois volte em direção à perna esquerda.

Faça 4 séries de 15 repetições para cada perna.

 

Fonte: Instituto Trata

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