Entenda a relação entre a alimentação e o bom humor

Sabe aquela máxima: “você é o que você come?”. Ela é mais verdade do que se imagina. A alimentação pode influenciar no seu humor, tanto quanto na sua saúde

Uma boa alimentação, saudável e equilibrada, é um dos maiores pilares da vida humana. É a partir dela que temos a energia necessária para realizar as tarefas cotidianas, por exemplo. Para entender, uma simples comparação basta. Imagine que o seu cérebro é um carro, e, como todo carro, ele precisa de combustível para conseguir realizar as suas funções básicas. No caso do cérebro, o que dá o gás de energia para que ele possa estar ligado o tempo todo é a sua energia. Ou seja, ao ser recarregado com energia de pouca qualidade, o nosso corpo reage, e isso vai afetar o nosso humor também.

Isso indica que, dietas que são ricas em carboidratos e outros alimentos pobres em nutrientes não ajudam em nada a regular o seu mau humor diário. Além disso, podem trazer diversos malefícios para a saúde. Um exemplo simples é que uma dieta que seja baseada em açúcar refinado pode não só aumentar os níveis de insulina, como causar inflamações e aumentar o estresse.

Outro indicador é que a composição dos alimentos está ligada à produção de neurotransmissores importantes para a nossa vida e desenvolvimento, como a serotonina. Produzida através do aminoácido chamado triptofano, a serotonina tem a função de regular o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, e, quando encontrada em baixa no corpo, pode ser a principal causa do mau humor.

Então isso quer dizer que você precisa parar de comer alimentos com açúcares, aquela pizza no final de semana e um churrasquinho vez ou outra? Claro que não. O que você precisa é equilibrar os momentos em que vai ingerir esses alimentos com uma dieta do dia a dia rica em nutrientes e proteínas. Afinal, uma dieta restritiva só vai aumentar o estresse e te fazer ter ainda mais vontade de comer esses alimentos tidos como proibidos.

Para saber como comer melhor e aproveitar para melhorar o seu humor, separamos uma lista com alimentos importantes para a sua dieta, e que vão te fazer aproveitar melhor os momentos da vida:

Alimentos importantes para um bom humor

Triptofano para que te quero!

Encontrado em alimentos como leite, queijos, peixes, soja, nozes e banana, por exemplo. O triptofano é fundamental para uma produção satisfatória de serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade. Mas atenção: como tudo nessa vida, não é preciso se entupir desses alimentos para ter um aumento do triptofano no organismo, por isso, coma com moderação.

Torne o carboidrato um amigo, não inimigo

Ao contrário do que muitos acreditam, o carboidrato não é um vilão. Quando aliado à uma dieta equilibrada, o carboidrato traz mais benefícios do que malefícios. É através dele que o corpo tira a energia para realizar as funções mais básicas. Além disso, ele auxilia o triptofano a atuar de forma eficiente na produção de serotonina.

Pode ser encontrado em alimentos como mel, frutas, massas, arroz e batata. Mas, assim como o triptofano, deve ser ingerido de maneira moderada, junto com proteínas e alimentos ricos em nutrientes.

Magnésio e a ansiedade

Segundo estudos realizados pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, o magnésio pode ser um ótimo aliado para pessoas que possuem depressão e algum transtorno de ansiedade. Devido à dieta ocidental temos menos níveis de ansiedade do que os nossos contemporâneos do oriente, e isso pode acabar afetando o humor, além de aumentar o estresse e a ansiedade. Isso porque o magnésio atua no hipocampo, parte do cérebro responsável por controlar o nosso humor.

Incluir alimentos como damasco, figos secos, aveia e farinha integral na dieta vai ajudar a aumentar os níveis do mineral e melhorar o seu humor e saúde emocional.

Ácido fólico é um poderoso aliado

Pertence à família das vitaminas B, o ácido fólico ajuda a aumentar a qualidade de produção não só da serotonina, como da dopamina e noradrenalina, que estão amplamente relacionadas ao nosso humor. Por isso, quando este nutriente está em baixa, podemos sentir o nosso humor mudando.

Para um aumento do ácido fólico, procure alimentos como espinafre, brócolis, lentilha e laranja, por exemplo.

Fonte: Harvard Health