Como economizar e proteger a sua saúde financeira?

Para que se possa ter uma vida saudável, não basta cuidar somente da mente e do corpo. É necessário dar uma atenção especial ao seu bolso e aprender a economizar, pois viver em plenitude significa também ter equilíbrio financeiro

Vivemos no mundo do consumo, somos bombardeados a todo momento por publicidades altamente pensadas que têm um único objetivo: nos despertar o desejo de ter aquele produto, para que, assim, o compremos. Seja por uma necessidade real ou por status, estamos sempre gastando e, às vezes, gastando até o que não temos. Além disso, é fato que vivemos hoje no Brasil uma crise financeira, desse modo, a inflação está sempre impactando nos preços. Então, veremos a seguir como podemos driblar todas essas dificuldades e levar um pouco de alívio ao nosso bolso.

Como começar um planejamento financeiro

Você já parou na frente de um produto que queria muito comprar e ficou na dúvida por conta do preço? Se sim, você faz parte dos 99% da população do país que não está no grupo dos super ricos. Para pessoas com o padrão de vida comum, economizar é mais do que uma vontade, é uma necessidade. Então, a primeira coisa a se fazer é entender onde você gasta o seu dinheiro. Para tal, siga os passos abaixo:

  • Separe uma caderneta só para o controle dos seus gastos;
  • Anote todos os seus gastos fixos (água, luz, aluguel, telefone etc);
  • Depois subtraia o valor total dos seus gastos fixos a sua renda mensal.

Feito isso, você pode tirar uma parte do valor que sobrou para começar uma reserva de emergência. O restante do valor é o seu orçamento para gastar com coisas relacionadas ao seu estilo de vida, como: viagens, passeios, refeições em restaurantes etc.

Como economizar

A primeira coisa que se deve fazer quando for realizar uma compra é se perguntar se você realmente precisa daquele produto. Às vezes compramos só pelo sentimento de satisfação que temos ao adquirir algo ou, ainda, porque sentimos a necessidade de nos encaixarmos em uma padrão: se o meu amigo tem um celular de última geração eu não posso ficar com o meu que já tem um bom tempo de uso.

Tentar ter um padrão de vida que você não pode arcar financeiramente só vai fazer com que você sofra e acumule dívidas. Desse modo, o ideal é que você não compre nada com o intuito de atingir expectativas de outras pessoas, e sim o que você realmente precisa e que te faça feliz.

Outra coisa importante é comparar preços, um produto em uma loja pode estar até a metade do preço em outra. O comércio vive da concorrência, e eles vão fazer de tudo para te ter como cliente. Então pesquise preços e nunca feche a compra na primeira loja visitada. Essa dica também vale para as compras do supermercado, não se acomode com um mercado favorito, visite outros, busque por promoções.

O primeiro passo para a mudança é buscar informações sobre o assunto. Agora é só colocar em prática as dicas para ter mais saúde financeira!