4 macetes para praticar o Mindful Eating

O conceito de Mindful Eating (Comer com atenção), ou comer consciente, é relativamente novo, mas já pode trazer benefícios para quem precisa aprender a lidar com a comida de forma mais saudável

Você quer ter certeza de que está mantendo hábitos alimentares saudáveis? O conceito de Mindful Eating, também conhecido como comer consciente, te ajuda nesse processo. Isso porque a alimentação consciente deseja que você preste mais atenção ao ato de se alimentar, desfrutando e apreciando a comida que está no seu prato sem qualquer outro impedimento ou distração. 

Mas engana-se quem pensa que o Mindful Eating é uma dieta. Na verdade ele está bem longe disso! A ideia por trás do Mindful Eating consiste em prestar atenção na textura dos alimentos, mastigar com calma, sentir os gostos de todos os alimentos na boca, criando um novo apreço pelas refeições. A partir disso fica mais fácil você perceber quando realmente está com fome, se você está comendo mais do que o seu corpo precisa e até mesmo se você está de fato apreciando o que você está comendo. 

Quais os benefícios de compreender meus hábitos alimentares?

Entender a forma como você se alimenta pode te ajudar a:

  • Fazer escolhas mais saudáveis;
  • Fazer mudanças significativas na sua rotina de alimentação;
  • Ter consciência do que você consome e dos seus hábitos;
  • Conseguir poder de decisão sobre sua alimentação;
  • Se reconectar à experiência de comer, levando em conta seus sentimentos, pensamentos, emoções e comportamentos.

Como praticar alimentação consciente?

Para começar a praticar o Mindful Eating, comece prestando atenção a essas perguntas:

 Estou realmente com fome?

Às vezes comemos por motivos diversos, que não a fome. Antes de comer, se pergunte se você quer comer porque é hora de alimentar seu corpo com a energia para realizar suas atividades diárias ou por outro motivo, como estresse ou tédio?

Estes são apenas alguns dos fatores que podem interferir na nossa capacidade de saber quando estamos realmente com fome. Ao estar ciente deles, você pode determinar se é necessário comer e isso pode evitar a ingestão de açúcares e calorias quando não é necessário. 

Estou comendo demais?

É importante não só considerar o que você está comendo, mas também o quanto você está comendo. Mesmo que você esteja fazendo escolhas mais saudáveis, você pode estar comendo mais do que o seu corpo necessita de fato. Ao estar ciente dos tamanhos das porções, você pode manter sua dieta ao longo do dia, sem se culpar. Quando se trata de alimentos em embalagens, caixas ou sacos, certifique-se de estar ciente do tamanho da porção na etiqueta de nutrição. Esses itens podem conter muito sal desnecessário, açúcares adicionados e gorduras saturadas.

Estou escolhendo a opção mais saudável?

Não somos sempre capazes de escolher lanches e refeições devido a atividades e compromissos pessoais. Às vezes, um hambúrguer é a única opção. Nessas situações, ainda queremos poder fazer boas escolhas para nós mesmos. No lugar de ignorar as refeições, tente fazer uma opção mais saudável limitando o tamanho da porção ou optando por vegetais em vez de queijo e maionese. Ao fazer isso, você pode não estar comendo uma refeição perfeitamente saudável, mas faz a melhor escolha possível.

Estou gostando dessa comida?

O alimento não deve apenas nutrir o corpo, mas também ser satisfatório para o paladar. Ao alimentar nossos corpos é importante também ter certeza de que estamos pessoalmente satisfeitos com a alimentação. Embora devamos ter cuidado com o que estamos comendo, também deve ser um objetivo incorporar seus alimentos favoritos nesta variedade.