Equilíbrio

Como ir além dos desejos no planejamento financeiro?

Atualizado em 7 de outubro de 2019
Como ir além dos desejos no planejamento financeiro?

Quitar carro, fazer viagem ou apenas se livrar das dívidas, por que muita gente não consegue ser bem-sucedido no planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é algo que pode trazer muita dor de cabeça por diversos motivos diferentes, conforme paramos para olhar nossos gastos.

Não conhecer o padrão de vida e não saber a própria dimensão dos gastos pode fazer com que a bola de neve entorno dos gastos seja interminável.

Porém, o desejo é o meio do caminho para transformar o que somos no que queremos, e independente de qual seja sua vontade, é apenas trazendo os sonhos para a realidade que a mudança acontece de maneira efetiva.

Entenda seus desejos  

“Ter dinheiro”, desejo de muitos, se não, de todas as pessoas, embora, a afirmação não leve a lugar algum se você não entender de onde vem o desejo e como será a execução dele.

Por exemplo:

“Quero ter dinheiro para fazer uma viagem.”

Assim, é mais fácil de entender um pouco do desejo, mas é preciso ir além e definir o “quando” e “como”, para então entender quais são os desejos, quais podem virar objetivos e como eles se encaixam em metas que podem progredir de maneira real dentro da rotina de cada pessoa.

Tempo é precioso

Pense um pouco fora do planejamento financeiro, metas a perder de vista costumam ser esquecidas ou mesmo nunca concluídas, para isso, estudar onde você quer chegar e sobretudo, em quanto tempo quer finalizar é um impulso para não desistir no meio do caminho.

Como cruzar a linha de chegada?

Conhecendo os desejos e trazendo-os para a realidade, fica mais fácil de traçar metas e as tarefas necessárias para um objetivo que começou apenas no simples desejo

Pergunte-se o que precisa ser feito para alcançar seu objetivo, analise sua rotina, reveja gastos e comece a controlar seu dia-a-dia pensando no tempo estipulado.

Sabendo onde quer chegar, quanto tempo pretende colher os frutos e o que é preciso para chegar lá, o escopo disciplinar já está montado sem muita complicação, e agir não será algo abstrato, visto que você se planejou para chegar onde seus sonhos querem.

Ajuda extra

Somos visuais, sendo assim, escrever lembretes e ter o controle do processo das metas vai aumentar o ânimo para fazer qualquer atividade que seja, inclusive, todos os problemas durante o percurso também devem ser documentados, de modo que você sinta a satisfação de fazer algo que possui real valor na sua vida.  

Essas dicas simples funcionam para que você conheça mais suas vontades e possa lidar com elas de maneira realista.

Leia Também

Não planejar custa caro e pode te colocar em risco

Não planejar custa caro e pode te colocar em risco

Smartphones podem causar problemas de saúde

Smartphones podem causar problemas de saúde

Evite intoxicação alimentar ao comer fora

Evite intoxicação alimentar ao comer fora

A representatividade de ter bonecas negras

A representatividade de ter bonecas negras

Já considerou que a terapia pode te ajudar a emagrecer?

Já considerou que a terapia pode te ajudar a emagrecer?

Curta nossa página

Siga no Pinterest