Como pular o Carnaval sem perder a saúde?

Muitas pessoas se perguntam se aproveitar o Carnaval e não perder a saúde é possível. A resposta é sim! Veja essas dicas e saiba como aproveitar a folia sem sofrer

O Carnaval é época de alegria e diversão! Para aqueles que esperam ansiosamente pela data para tirarem suas fantasias do armário, jogar um glitter no corpo e fazer coro às marchinhas cantadas pelos blocos ao redor da cidade, esse é o momento de maior felicidade do ano! Por ser uma época atípica e de festa, é normal que as pessoas se esqueçam de alguns cuidados básicos de saúde. Portanto, reunimos algumas dicas que podem ajudar a te manter bem e saudável nos dias de folia:

Não esqueça de passar o protetor solar

O protetor solar deve ser item básico na bolsa de todo folião. Por passar muito tempo na rua, e muitas vezes embaixo de sol, é importante que o protetor solar esteja sempre ao alcance. Passe bastante, principalmente nas áreas que ficarão expostas, como rosto, pernas e braços, e reaplique de tempos e tempos. Além de evitar o câncer de pele, o protetor vai te ajudar a evitar as marcas de roupas e acessórios que podem ficar na sua pele.

Coma bem antes de sair de casa

Saco vazio não para em pé, já diziam os mais velhos. Por isso, coma uma refeição reforçada antes de sair em casa. Se alimentar bem ajuda a dar a energia necessária para curtir a maratona de blocos e evitar que a diversão termine cedo. Faça refeições leves e evite a ingestão de alimentos gordurosos. Prefira alimentos ricos em vitaminas e fibras. E não esqueça de levar uns petiscos para manter a alimentação durante o dia!

Use sapatos e roupas confortáveis

A maratona de trios elétricos e blocos é grande, e muitas vezes te leva a cruzar a cidade toda. Portanto é importante que esteja confortável nas roupas que escolher. Opte por tênis, ou calçados fechados que aguentem bem a intensa rotina, e roupas leves e frescas, como shorts folgados, tops ou croppeds, que deixem o seu corpo respirar e que não te incomodem ao longo do dia.

Use doleiras ou pochetes

Acessórios como doleiras e pochetes são fofos, práticos e bem úteis para se usar no carnaval. Existem opções coloridas dos dois que ainda podem te ajudar a complementar o look. Deixe-as sempre bem junto ao corpo, de preferência com o zíper para frente, assim você evita qualquer dor de cabeça e pode curtir a festa sem medo.

Não esqueça seus documentos

É importante sempre andar com seu documento de identidade, ou qualquer outro documento de identificação. Assim, caso aconteça alguma coisa, será uma maneira fácil de conseguirem te identificar. Além disso, você pode colocar junto da identidade, ou no seu celular, o contato de quem contatar em caso de acidentes.

Use camisinha sempre!

Pular carnaval é ótimo, mas se prevenir é melhor ainda! A camisinha é o único método contraceptivo que além de evitar gravidez, ainda protege contra as DSTs. Então é importante que ela seja utilizada sempre que se tenha relações sexuais. Pensando nisso, o Ministério da Saúde se planejou para distribuir 128 milhões de camisinhas. Para pegar é fácil e rápido, só comparecer a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Então sem desculpas, seja a camisinha masculina, ou a feminina, leve sempre uma com você e esteja sempre protegido.

Descanse muito

São 4 dias de folia e o corpo pode ficar desgastado a rotina intensa. E, inegavelmente, o sonho é essencial para aguentar bem e conseguir aproveitar todos os dias. Dormir mal te ajuda a ganhar peso, prejudica a saúde mental e, segundo especialistas, ainda faz o corpo não produzir os hormônios necessários para um bom funcionamento do organismo.  Portanto, tenha um boa noite de sono, de preferência 8 horas, e assim você poderá curtir o dia inteiro feliz e com disposição renovada!

 

Saiba mais:

https://www.jamudei.com.br/beleza/780-2-exercicios-para-fortalecer-as-pernas-para-o-carnaval

https://www.jamudei.com.br/saude/801-7-dicas-de-pierre-dukan-para-nao-ganhar-peso-no-carnaval

https://www.jamudei.com.br/saude/1553-10-alimentos-que-combatem-a-ressaca-pos-carnaval