7 dicas para aumentar a comunicação com seus funcionários no home office!

Com a evolução da pandemia de coronavírus pelo mundo, as empresas e colaboradores tiveram que se adaptar rapidamente ao trabalho remoto. Mas essas mudanças não acontecem de forma fácil. Compreender como os colaboradores estão em meio a essa pandemia, se possuem os equipamentos corretos, pensar de que forma os líderes podem manter uma comunicação aberta e sem ruídos com o seu time são algumas das principais preocupações.

Além disso, os colaboradores podem se sentir desconectados, sem foco e sem entender como cumprir suas demandas nesse novo esquema de trabalho por home office, e essa é uma grande preocupação para os gestores. Se você vê sinais como estes na sua equipe, não se preocupe! Preparamos esse texto para te ajudar a entender como se comunicar melhor com a sua equipe e manter o engajamento do seu time, mesmo de forma remota.

  1. Estabeleça uma rotina de informação

Ao fazer isso, será mais fácil manter seu time informado sobre todas as coisas que estão acontecendo, o que evitará que sua equipe fique sobrecarregada de novas informações para assimilar ao mesmo tempo. Pode ser mandando e-mails periódicos, ou mensagens nos meios de comunicação interna, o importante é garantir que seu time todo tenha recebido aquela informação importante.

  1. Crie um cronograma de reuniões

Assim como no dia a dia da empresa física, é importante ter um dia programado para uma reunião sobre determinado assunto. Mantenha sempre no calendário essa data reservada para que seus colaboradores nunca se esqueçam de participar. Ter um Calendar conjunto é uma ótima ideia para lembrar todos de um compromisso ou reunião em determinado horário, já de forma automatizada.

  1. Use e abuse da tecnologia!

Existem muitas plataformas disponíveis para usar e manter o contato com os seus colaboradores de forma simples e rápida. Seja o Slack para mensagens de texto, ou salas virtuais como o já conhecido Skype, ou o Zoom. Até mesmo o Hangouts é uma boa opção, já que por causa da pandemia o Google Meet foi liberado gratuitamente pelo Google. Essas plataformas são ótimas para otimizar a comunicação em grupo e manter toda a equipe conectada.

  1. Faça reuniões sociais

Sente falta do happy hour com os seus colegas? Que tal marcar um chá da tarde, ou um café da manhã com seu time?  Você pode aproveitar alguma data comemorativa, ou mesmo marcar um horário para todo mundo conversar e interagir sobre coisas que não sejam o trabalho. Ações que integram toda a equipe são ótimas para tirar dos colaboradores que trabalham de home office aquela sensação de que eles estão sozinhos enquanto estão trabalhando de forma remota.

  1. Celebre as conquistas!

Se a sua equipe conseguiu um bom resultado, mostre isso a eles! Pode ser por meio de uma mensagem por e-mail ou direta nos meios de comunicação interna da empresa, ou quem sabe um agrado para um funcionário em específico por alguma plataforma de entrega online. Dessa forma o seu time vai se manter motivado a continuar sendo produtivo e entregando com qualidade as demandas.

  1. Incentive o Feedback

O Feedback é uma importante ferramenta para crescimento profissional. Seja para elogiar um colega por uma atitude proativa que ele teve, que gerou impacto positivo na empresa, ou para ilustrar pontos que ele pode desenvolver e melhorar. O Feedback é uma técnica que ajuda a equipe a crescer e se desenvolver de forma igualitária. Além disso é importante fomentar a troca de feedbacks horizontal, ou seja, entre os próprios colaboradores. Por serem eles que estão mais próximos durantes as atividades diárias é possível tirar visões mais micro do que aquelas vistas pelos gestores.

  1. Deixe o espaço aberto

É importante mostrar para seus colaboradores que ele pode contar com você quando precisar, principalmente em momentos como este que estamos vivendo, em que as incertezas são grandes. Existe um estigma de que os colaboradores não podem se comunicar com a empresa de forma transparente, e eles acabam tendo medo de reportar dificuldades ou resultados negativos. Esteja aberto a entender quais são os obstáculos que eles podem estar enfrentando, e a compreender como a empresa pode ajudá-los nesse momento.