Segurança no trabalho: A importância do uso de EPI

A campanha de saúde Abril Verde vem para lembrar sobre a necessidade do uso de EPI no dia a dia para garantir a segurança dos trabalhadores

A campanha de Abril Verde foca em reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Muito pode ser feito, mas o principal aliado no combate aos acidentes de trabalho ainda são os equipamentos de proteção individual (EPI), essenciais para manter e cuidar da saúde física dos trabalhadores.

Segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, desde 2012, o Brasil já teve mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalho. Um número catastrófico, embora o uso de EPI já seja bem conhecido e suas normas estejam bem estipuladas nas empresas.

A campanha de Abril Verde pode ser uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de uma cultura de segurança preventiva no ambiente de trabalho. Trata-se de estimular o surgimento da conscientização dos colaboradores e dos gestores para a importância dos cuidados preventivos. 

Além disso, é indispensável falarmos da Sipat Digital, que precisa ser realizada uma vez a cada ano. O Abril Verde é uma excelente estratégia para isso, fortalecendo a campanha. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um período no qual se desenvolvem atividades temáticas relacionadas à prevenção de doenças e acidentes do trabalho.

Quando utilizar os EPIs?

Quando o equipamento de proteção coletiva não conseguem anular os riscos possíveis, o uso do EPI passa a ser obrigatório, pois é a proteção complementar e individual de cada pessoa na hora do seu trabalho.  Portanto, o uso de EPI é obrigatório e todo trabalhador utilizá-lo de forma correta, assim como é dever das empresas fornecer o EPI correto para utilização do colaborador.

É fundamental capacitar e treinar os colaboradores de cada setor sobre os cuidados preventivos, e o ambiente operacional deve possuir atividades e normas que o tene mais seguro e leve, tudo com o apoio da equipe de medicina do trabalho.