Trabalhar em casa sem prejudicar a postura é possível

Trabalhar em casa é o novo desafio que os brasileiros estão enfrentando durante a quarentena, o índice de dores na postura  aumentou cada vez mais nos últimos meses

As pessoas que passaram a trabalhar em home office estão tendo que adaptar ambientes como a cama, o sofá, a cozinha, ou mesmo o chão, para conseguir realizar suas tarefas. Transformar sua casa em seu ambiente de trabalho pode ser um desafio. E com isso, claro, tem suas vantagens e desvantagens. Mas, uma das prioridades principais neste momento deve ser tornar ambiente de trabalho confortável para sua postura.

Com a situação do coronavírus, ainda não há nenhuma medida que faça as empresas comprarem mesas, cadeiras, ou equipamento para seus funcionários trabalharem de casa. Porém, o recomendado é que, caso os funcionários necessitem de algum equipamento, solicitem os da empresa até a situação melhorar.

Claro que, dada a urgência da situação, os empregadores podem não ser capazes de fazer isso por razões práticas. Mas ao longo e médio prazo as empresas poderão adotar medidas para tornar o ambiente de trabalho remoto mais saudável e com menos riscos.

Como trabalhar melhor em home office?

Segundo orientações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), é recomendado que o trabalhador defina um um local de trabalho específico e silencioso para trabalhar. Portanto, o ambiente deve ser bem iluminado e ventilado, e com acesso aos recursos tecnológicos necessários para o desempenho de sua atividade.

Trabalhar sentado em uma cadeira, com o notebook apoiado em uma mesa, é uma opção melhor para as suas costas. Mesmo que trabalhar da cama ou do sofá no início pareça a melhor coisa do mundo, no longo prazo é isso que pode levar a dores osteomusculares e dificultar a sua vida não só no trabalho, como também fora dele.

Ainda, se possível, recomenda-se trabalhar com um teclado e mouse separados do notebook. Não esqueça de regular a altura do monitor, deixando a borda superior ligeiramente na altura dos olhos para evitar a tensão no pescoço. Uma sugestão é utilizar livros, fazendo uma pilha como suporte abaixo do monitor, elevando assim sua altura.

Ah! E não podemos esquecer sobre a tentação de trabalhar de pijama. Pode parecer uma boa ideia, mas o ideal é que o trabalhador se vista para o trabalho, optando por roupas confortáveis e que possibilitem participar de videoconferências ou atender a uma chamada de emergência, caso necessário. Como dissemos, cuidar da postura é fundamental.

Mantenha hábitos saudáveis

Sabemos como a nossa casa é confortável e trabalhar de casa pode dar um pouco de sono. Para ter mais disposição, o (MMFDH) indica que se mantenha hábitos saudáveis de alimentação, hidratação, sono e prática de exercícios físicos. 

Também é essencial falarmos das pausas. Independente da sua boa postura durante o trabalho, é fundamental fazer pausas de 1h em 1h para esticar, alongar, fazer alguma mobilização articular, nem que seja um exercício de 2 minutinhos, isso irá preservar a manutenção da sua postura.

Conte com a gente para te ajudar nessa. Até a próxima.