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Caminhar durante o trabalho melhora a produtividade

Atualizado em 19 de fevereiro de 2020
Caminhar durante o trabalho melhora a produtividade

Passar muito tempo sem se levantar pode causar diversos problemas de saúde e doenças crônicas. As vezes, só o caminhar já ajuda a melhorar sua rotina

O sedentarismo é uma das causas das comorbidades que mais matam pessoas em todo o mundo, como hipertensão, diabetes, problemas coronarianos e de circulação sanguínea.

Um estudo publicado pelo International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity (Jornal Internacional de Nutrição Comportamental e Atividade Física), criado por pesquisadores da universidade do Colorado Anschutz Medical Campus, em colaboração com a Johnson & Johnson Instituto de Desempenho Humano e a outras instituições, demonstra que  caminhar cinco minutos a cada hora de trabalho pode melhorar os rendimentos em diversos níveis.

Os pesquisadores convidaram 30 adultos sedentários a participar e realizar vários testes e questionários sobre sua saúde num geral. Assim, puderam mensurar os batimentos cardíacos e hormônios de estresse, bem como o quão cansados os candidatos se sentiam.

Além disso, os candidatos ainda realizaram testes de games computadorizados que testavam as suas habilidades de concentração e tomada de decisões. Após isso, em 3 visitas diferentes, os candidatos simularam suas rotinas de trabalho.

Em cada uma das visitas os funcionários realizaram rotinas diferentes. Na primeira as pausas eram apenas para ir ao banheiro, na segunda foram orientados a caminhar 30 minutos antes de começar o trabalho. Por fim, no último dia a orientação é que caminhassem 5 minutos durante o horário de trabalho.

Ao final de cada dia de experimento, os pesquisadores coletaram testes sanguíneos para comparar as taxas hormonais de estresse e, por fim, pediam aos participantes que medissem a sua taxa de felicidade, energia e fatiga.

Melhora na qualidade de vida

Os números mostraram que a melhor qualidade se dava quando os funcionários não ficavam parados as 6 horas de trabalho. Os participantes disseram se sentir muito mais energéticos quando tinham um dia ativo, do que quando faziam uma longa caminhada antes do trabalho.

Ao caminhar por 5 minutos, os funcionários relataram maior felicidade, menos fadiga e consideravelmente menos vontade de comer do que em qualquer um dos outros dias. Foi constatado que o seu vigor aumenta durante o dia, em comparação com os outros dias de estudo.

A pesquisa indica ainda que a introdução desses breves períodos de atividade ao longo do dia das pessoas sedentárias no escritório não afeta o desempenho cognitivo, muito pelo contrário.

A prática regular de exercícios físicos aumenta a produção de endorfinas, além dos níveis de energia e bem-estar físico e mental. Isso traz benefícios como o aumento da memória, a melhora da concentração e da criatividade. Desta forma, os funcionários passam a ter mais disposição e consequentemente melhoram o desempenho pessoal.

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