Saúde

As vantagens e benefícios de aprender um segundo idioma

Atualizado em 16 de abril de 2019
As vantagens e benefícios de aprender um segundo idioma

Ser bilíngue dá mais chances de sucesso profissional, melhora a vida social e até mesmo a saúde física de quem estuda para aprender uma nova língua, entenda os motivos

Já pensou em aprender uma segunda língua? Pois deveria. O cérebro das pessoas bilíngues sofre alterações que melhoram e facilitam bastante a vida de quem estuda novos idiomas.Sem falar que pessoas que falam inglês, por exemplo, ganham mais e tem maiores chances de conseguir melhores cargos do que quem fala apenas português.

Estudos fisiológicos descobriram que falar duas ou mais línguas é um grande trunfo para o processo cognitivo. Os cérebros das pessoas bilíngues operam de maneira diferente dos falantes apenas de uma língua, e essas diferenças oferecem vários benefícios mentais.

Abaixo estão algumas de aprender uma língua estrangeira. Ah, e você pode, sim, começar a estudar depois de adulto e colher os mesmos benefícios.

1 – Aumenta a capacidade cerebral

Uma língua estrangeira é um novo sistema intrincado de regras, estruturas e léxico. Aprender uma nova língua significa que seu cérebro tem que lidar com a complexidade à medida que dá sentido e absorve novos padrões. Ao longo do processo em que nossos cérebros elaboram os significados, esforçando-se para se comunicar, desenvolvemos habilidades-chave de aprendizado, como o pensamento cognitivo e a solução de problemas. Habilidades de pensamento crítico altamente desenvolvidas também são um benefício significativo, tanto pessoal como profissionalmente.

2 – Melhora a memória

Use ou perca. Quantas vezes você já ouviu essa frase? É um fato simples – quanto mais o cérebro é usado, melhor funciona o seu trabalho. Uma nova linguagem requer não apenas familiaridade com vocabulário e regras, mas também ser capaz de recordar e aplicar esse conhecimento. Aprender uma língua dá a sua memória um bom trabalho na academia do cérebro. Isso significa que pessoas multilíngues têm cérebros mais exercitados e rápidos para lembrar nomes, direções, fatos e números.

3 – Melhora a capacidade de realizar múltiplas tarefas

A multitarefa é muito estressante para aqueles que não estão acostumados ou que não o fazem bem. De acordo com um estudo da Universidade do Estado da Pensilvânia, pessoas que são fluentes em vários idiomas e proficientes em transitar de um sistema de linguagem para outro são experts neste trabalho, que é muito exigente para o cérebro. As pessoas que desenvolveram a capacidade de pensar em diferentes idiomas e se mover de um para o outro tornam-se multitarefa muito melhores, reduzindo os níveis de estresse ao precisar fazer isso.

4 – Te deixa mais esperto

Um estudo da Universidade de Pompeu Fabra, na Espanha, revelou que as pessoas poliglotas (que falam diversas línguas) são melhores observadoras. Eles identificam facilmente qualquer coisa que seja irrelevante ou enganosa. Eles também são melhores em detectar informações enganosas. O estudo foi realizado comparando sujeitos poliglotas e monolíngues. É de surpreender que famosos personagens de ficção, como Sherlock Holmes e Hercule Poirot, sejam linguistas habilidosos?

5 – Mantém a mente mais nítida por mais tempo

Vários estudos foram realizados sobre este tema e os resultados são consistentes. O aprendizado de idiomas mantém seu cérebro saudável. Para adultos monolíngues, a idade média para os primeiros sinais de demência é 71,4. Para adultos que falam duas ou mais línguas, a média de idade para esses primeiros sinais é de 75,5. Os estudos também consideraram fatores como nível de escolaridade, renda, gênero e saúde física, mas os resultados foram consistentes.

6 – Melhora a capacidade de tomar decisões

De acordo com um estudo da Universidade de Chicago, a capacidade de tomar decisões torna-se um processo mais fácil para pessoas que falam mais de um idioma. Além das regras e do vocabulário que acompanham o aprendizado da língua estrangeira, existem nuances e expressões regionais que um estudante de linguagem frequentemente julga pela adequação e significados ocultos. Poliglotas estão mais confiantes em suas escolhas de tomada de decisão como resultado da prática constante.

7 – Você passa a falar melhor seu próprio idioma

Aprender uma nova língua torna-o mais consciente dos erros da sua própria língua. Termos como vocabulário, gramática, conjugação, compreensão, expressões idiomáticas e estrutura de frases tornam-se frases cotidianas, enquanto sua própria língua é provavelmente absorvida de forma mais intuitiva. Aprender uma nova língua também faz de você um ouvinte melhor, pois você se acostuma a interpretar melhor.

8 – Maior desempenho em outras áreas acadêmicas

Como resultado de habilidades cognitivas mais elevadas, os estudos mostram que os benefícios de aprender uma nova língua incluem pontuações mais altas em exames padronizados em matemática, compreensão de leitura e vocabulário por ter alunos comparados aos resultados de estudantes monolíngues. As crianças podem perguntar por que precisam aprender essa língua, mas pais e professores sabem.

9 – Aumenta as habilidades de socialização

Abrir-se a uma nova cultura permite que você seja mais flexível e aprecie as opiniões e ações de outras pessoas. Como resultado, se você falar mais de uma língua, terá a vantagem de ver o mundo de diferentes pontos de vista, aprimorando sua capacidade de comunicação no mundo globalmente conectado de hoje.

10 – Aumenta suas chances de sucesso profissional

O aprendizado de idiomas ajuda a desenvolver habilidades cognitivas fortes, como uma melhor formação de conceitos, flexibilidade mental, multitarefa, habilidades de escuta e resolução de problemas, além de melhorar a interação social e incentivar a conexão.

Mas, além de tudo, quem fala outros idiomas ganha mais, tem maiores possibilidades de promoção e mais chances de alcançar cargos de chefia. Além disso tudo, ainda aumenta a probabilidade de trabalhar para empresas multinacionais e até mesmo conquistar uma boa vaga de emprego em vários outros lugares do mundo.

 

Fonte: The Telegraph e Eton Institute

Leia Também

As habilidades sociais que você precisa para atingir o sucesso

As habilidades sociais que você precisa para atingir o sucesso

5 indícios de que você sofre com a síndrome do impostor

5 indícios de que você sofre com a síndrome do impostor

Funcionário saudável é muito mais produtivo

Funcionário saudável é muito mais produtivo

Saúde mental no trabalho: dicas para equilibrar-se

Saúde mental no trabalho: dicas para equilibrar-se

Os melhores alimentos para ter pique no trabalho

Os melhores alimentos para ter pique no trabalho

Curta nossa página

Siga no Pinterest